Esse texto tem como finalidade esclarecer aos jovens sobre o extenso caminho a percorrer para chegar o momento da escolha da sua profissão. Quando falamos em extenso caminho referimo-nos sobre as diversas possibilidades reais de escolhas profissionais em que o jovem se depara. Diante de milhares de profissões existentes hoje no mercado de trabalho, o jovem precisa escolher: mas qual profissão deve escolher? Será que realmente é essa profissão que ele quer? Essas e outras questões são levantadas pelo jovem. É nesse momento que o processo de escolha se torna angustiante, porque escolher significa posicionar-se dentre todas as alternativas profissionais apresentadas, constituindo-se como possibilidades reais e cada uma com seus pontos positivos e negativos. A principio, o jovem tem à disposição todas as alternativas profissionais, isto quase sempre dificulta o processo de escolha, porque qualquer escolha pressupõe indecisão. Mas, às vezes, encontramos pessoas que nos dizem que não tiveram nenhuma dúvida em sua escolha profissional, provavelmente essas pessoas estão se iludindo em sua opção já que, como foi dito anteriormente qualquer escolha pressupõe indecisão. Portanto, quem não viveu conflitos, não se sentiu inseguro e não teve dúvidas frente a uma escolha qualquer? A indecisão se aplica às situações mais diversas da nossa vida, como a simples escolha de um sapato em uma loja até a escolha profissional. Então, podemos dizer que o indeciso não é necessariamente um individuo problemático, é a sua indecisão que o vai levar a questionamentos, a reflexão e a ponderação. Porém, a indecisão pode realmente se tornar um problema maior, de fundo emocional, necessitando de apoio profissional para ser solucionada, quando o jovem, por exemplo, se paralisa e não consegue escolher, ou até mesmo no caso daquela pessoa que não pensa e não tem dúvidas no ato da escolha. Com a ajuda profissional o jovem consegue elaborar seus conflitos e ansiedades em relação a sua escolha, portanto, pode chegar a uma decisão quanto ao seu futuro profissional.
A Orientação Profissional de acordo com Lucchiari ( 1993 ) tem como objetivo facilitar o momento da escolha ao jovem, para tal, auxilia-o a compreender sua situação específica de vida, onde estão incluídos os aspectos pessoais, familiares e sociais. Partindo dessa compreensão o jovem terá mais condições de decidir sobre sua escolha.
Na Orientação Profissional como modalidade clínica não basta conhecer aptidões e interesses do cliente são necessários auxiliá-lo na escolha de uma carreira para que ele consiga assumir a situação que enfrenta e dessa forma, passa a compreendê-las chegando a uma decisão pessoal e responsável. Nessa modalidade o psicólogo orientador assume um papel passivo enquanto que o jovem desempenha um papel ativo. Sendo assim, a tarefa do psicólogo é esclarecer, informar e levar o jovem a refletir sobre seu projeto de vida e ele como ator principal decide de forma livre e autônoma.
Data: 26/11/2012
Solange Maria S. Souza