Nesta última semana, Jérôme Valcke, o secretário-geral da FIFA, divulgou que a entidade aprovou o uso da tecnologia para esclarecer lances duvidosos no futebol. A IFAB (International Football Association Board), órgão responsável pelas regras do esporte, realizou uma reunião no último dia 05 em Zurique, em que foram aprovados, por unanimidade, o uso de dois sistemas para auxiliar os juízes na linha do gol: o Hawk-eye e o GoalRef.
Ambos os sistemas já serão utilizados pela FIFA no Mundial de Clubes deste ano. Também já foi aprovado o uso das tecnologias na Copa das Confederações em 2013 e na Copa do Mundo de 2014, ambas sediadas no Brasil.
Mas o que seria Hawk-eye e GoalRef?
Hawk-eye (Olhos de Falcão) é a mesma tecnologia usada em jogos de tênis profissional. Testada em 2005 pela ITF (International Tennis Federation) e aprovada no mesmo ano, a tecnologia vem desde 2007 sendo usada em Grand Slams. Também conhecido como 'tira-teima', o sistema utiliza várias câmeras de alta velocidade apontadas para cada gol criando uma imagem 3D de alta precisão. As câmeras acompanham a trajetória da bola em toda a área, que poderá ser exibida ao público em caso de lances duvidosos.
A tecnologia será a mesma, mas a forma de acioná-la será diferente entre futebol e tênis. No tênis, ao entender que o julgamento do juiz de linha foi equivocado, quem deve solicitar o seu uso é o jogador prejudicado. É chamado de 'desafio' e cada jogador pode utilizar 2 desafios por set. No futebol não teremos intervenção de jogadores ou árbitros. O sistema apenas grava a trajetória da bola. Além de monitorar o gol, o hawk-eye armazena dados sobre os jogadores que podem ser utilizados pelos comentaristas das TVs.
Clique aqui para ver o funcionamento da tecnologia da linha do gol Hawk-Eye diretamente no site da FIFA.
O GoalRef é uma tecnologia desenvolvida na Alemanha pelo Instituto Fraunhofe que utiliza um chip na bola, que é ativado por sensores instalados na linha de gol. Caso a bola com chip passe a linha do gol, um relógio no pulso do árbitro emite um alerta indicando o tento.
Clique aqui para ver o funcionamento da tecnologia da linha do gol GoalRef diretamente no site da FIFA.
Ambas as tecnologias são caras, com o agravante para o uso da tecnologia Hawk-Eye que exige reparos nos estádios. Este valor fatalmente deve ser repassado aos torcedores no preço dos ingressos.
Resta agora saber se o uso destas tecnologias vai ser aceito pelos torcedores mundo afora.
E você, o que acha do uso da tecnologia nos esportes?
Data: 11/12/2012
Otavio Boari