Baixe gratuitamente o Guia com a planta da Exposição Internacional Comemorativa do Centenário da Independência realizada em 1922.
Com patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através do Edital Retomada Cultural RJ2, foi lançado no Museu Histórico Nacional, o Guia com a planta da Exposição Internacional Comemorativa do Centenário da Independência realizada em 1922 no Centro do Rio de Janeiro e pode ser baixado gratuitamente no https://www.guiaexpocentenario.com.br/.
O Guia é uma contribuição para que as pessoas possam passear naquele espaço, identificar e conhecer os pavilhões que ainda estão de pé, se transportar para aquele momento festivo – pois é conhecendo melhor que se pode valorizar o patrimônio arquitetônico e cultural de uma cidade.
As cidades pelo mundo que sediaram as grandes exposições universais têm a tradição de cultivar o legado deixado por esses importantes eventos. A ideia então é recompor o cenário de 1922, para que esse capítulo da nossa história não fique esquecido, mas, ao contrário, motive reflexões sobre a cidade que queremos construir e preservar”. Afirma Ruth Levy curadora do guia.
No roteiro a ser percorrido no Guia, vamos encontrar ainda vestígios da festa de cem anos atrás que durou 10 meses e trouxe a modernidade de então para a cidade.
Com a participação de vários países e de todos os estados da Federação, além de instituições, empresas e das principais indústrias do país, foram projetados e construídos especialmente para o evento dezenas de pavilhões, distribuídos na área recém-criada pelo desmonte do morro do Castelo.
No interior das edificações era possível conhecer produtos das diferentes nações e das muitas regiões do Brasil, uma oportunidade única para os 3,6 milhões de visitantes que compareceram.
O Guia da Exposição do Centenário vai mapear a localização de cada pavilhão construído, permitindo reconstituir a memória desta grande festa nacional. A distribuição dos exemplares será gratuita e pode ser baixado pelo https://www.guiaexpocentenario.com.br/
Sobre a organizadora: Ruth Levy
Graduada em Arquitetura e Urbanismo (UFF) e em Museologia (UNIRIO).
Doutora e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (EBA/UFRJ) e Pós-graduada em História da Arte e Arquitetura no Brasil (PUC-Rio). É autora dos livros "Entre palácios e pavilhões: a arquitetura efêmera da Exposição Nacional de 1908" e "A Exposição do Centenário e o meio arquitetônico carioca no início dos anos 1920", publicados pela EBA/UFRJ e de textos e artigos para livros, revistas e catálogos. Foi curadora da exposição 1922|2012: 90 anos da Exposição do Centenário, Centro Cultural dos Correios, RJ, 2013, e assistente de curadoria da exposição Viagens de Eva, Fundação Eva Klabin, 2012. Criou o perfil @expocentenario_1922 no Instagram para celebrar os 100 anos da Exposição Internacional do Centenário da Independência, realizada no Rio de janeiro de setembro de 1922 a julho de 1923. É museóloga da Casa Museu Eva Klabin.
Serviço: Guia da Exposição do Centenário
Baixe o guia gratuitamente: https://www.guiaexpocentenario.com.br/
Organização: Ruth Levy
Realização e Produção: CASA 12 PROJETOS E EDIÇOES
|