O Centro Cultural da UFSJ programou para este mês duas exposições com trabalhos inspirados nas paisagens de Minas Gerais. A partir do dia 17, o público poderá apreciar, na Grande Galeria, as obras do belo-horizontino Marcelo Albuquerque,que traz a São João del-Rei sua mostra “Nova Configuração da Paisagem”. No dia 15, às 20h, o são-joanense Marlon Marcos Martins inaugura, na Galeria Escada do Centro Cultural, sua exposição de desenhos intitulada “São João Del-Rei em nanquim” .
A exposição “Nova configuração da paisagem” é a sétima individual de Marcelo Albuquerque. Professor de história da arte na Faculdade Inap, em Belo Horizonte, e mestre pela Escola de Belas Artes da UFMG, Albuquerque apresenta em São João Del-Rei vinte trabalhos, entre pinturas a óleo e em tinta acrílica, além de aquarelas. Segundo ele, são paisagens imaginárias que focam a temática do contexto mineiro. O artista é também pesquisador história da paisagem na arte em Minas Gerais e espera que o público se identifique com suas imagens, as quais, segundo ele, não retratam nenhum lugar específico do território das Gerais.
Galeria Escada
A Galeria Escada, novo espaço de exposições do Centro Cultural, receberá a mostra “São João Del-Rei em nanquim”, com desenhos de Marlon Marcos Martins. Funcionário do Setor de Tecnologia Educacional e Informacional (Setec) da UFSJ, Marlon realiza a sua primeira exposição individual. Desenhista “desde que se entende por gente”, ele vai apresentar 10 quadros. A paisagem da "cidade dos sinos", com seus casarões coloniais, ruas e igrejas é a temática dos trabalhos, feitos à mão, sem uso de instrumentos de desenho. O acervo pode ser visto até 29 de setembro.
|