São João del-Rei lança na quinta-feira, dia 22, o calendário oficial de eventos permanentes da cidade. Preparado pela Prefeitura Municipal e patrocinado pela Inovità Imagem e Produção, ele tem o objetivo de contribuir com o desenvolvimento e organização do turismo na cidade, além de oferecer maior subsídio para o planejamento de ações culturais.
O material faz parte das comemorações de 300 anos de São João del-Rei e lista 79 eventos que irão acontecer entre julho de 2013 e julho de 2014, suprindo uma demanda histórica dos produtores culturais do município, além de mexibir um mapa com os pontos de visitação mais importantes. O calendário será distribuído nos principais pontos turísticos de São João, pousadas hotéis, restaurantes, órgãos públicos e educativos, contando também com uma edição online. Ele será atualizado semestralmente e terá impressão de cinco mil unidades.
A organização, criação e impressão do calendário é iniciativa da Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, patrocinada pela Inovità, agência de produção cultural e comunicação atuante no Campo das Vertentes.
Para o secretário de Cultura, Pedro Leão, São João del-Rei tem a diversidade de suas manifestações como mais uma de suas atrações. “Poder apresentar isso de maneira organizada para moradores e turistas é uma excelente iniciativa que deve ter prosseguimento”, comemora. Segundo o gerente, Adriano Margotti, a ação reflete a preocupação da empresa com o planejamento e a promoção da cultura em São João del-Rei. “Fizemos o patrocínio e arcamos com todos os gastos de impressão. Com isso, a empresa se coloca como socialmente responsável no cenário cultural e turístico da cidade”, afirma.
Segundo Adriano, o material foi criado com o objetivo de se tornar um produto permanente para distribuir aos turistas, levantar e divulgar os eventos culturais são-joanenses, bem como organizar dados e informações para melhor planejamento do setor no município. “Foi uma iniciativa pioneira da Inovità. Em nossos festivais, já havíamos identificado a demanda de um calendário oficial de eventos. Agora, rede hoteleira, gastronômica e produtores culturais possuem mais informações para planejar outras ações. É mais um passo dado”, comemora.
|