Cultura, gastronomia, atrações especiais, histórias sobre a gastronomia regional e muito queijo. O Festival Happy Hour de 2014 começa a tomar contornos com a definição do novo ingrediente-tema do evento, que começa no dia 10 de janeiro. A escolha do queijo faz parte do enfoque do projeto em resgatar a cultura imaterial que existe na culinária de Minas Gerais.
O produto, detentor do registro de Patrimônio Cultural do Brasil concedido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) por seu modo único de produção, recentemente recebeu o selo de qualidade para ser exportado para outros estados do Brasil. Durante o Festival Happy Hour, todos os estabelecimentos irão criar um prato especial com o ingrediente-tema, o que valoriza a criatividade e incentiva novos usos do queijo nos tira-gostos servidos em bares e restaurantes do Campo das Vertentes.
De acordo com o coordenador geral, Adriano Margotti, o tema é sempre uma parte muito importante para orientar toda a produção e condução do evento. “Ano passado, foi o Fubá Moinho D’água, que teve uma aceitação muito grande entre os cozinheiros e foi muito elogiado pelo público. O Happy Hour tem essa ligação muito forte com a cultura mineira e, em 2014, novamente destacamos um produto típico de nossa região”, afirma.
Há quase dez mil queijeiros em Minas Gerais. Dentre eles, 240 já estão cadastrados e aptos a produzir fora dos limites estaduais. Os produtos terão identificação da queijaria e rótulo com selo de inspeção do IMA (Instituto Mineiro de Agropecuária) e do Sisbi (Sistema Brasileiro de Inspeção).
Excelentes fontes de cálcio, proteínas e vitaminas, os queijos são fundamentais para a formação e a manutenção dos ossos. O minas frescal é uma das melhores opões porque contém menos gordura, colesterol e sódio. Sua história remonta à chegada dos portugueses a Minas Gerais, no século XVIII, depois da descoberta do ouro. Como os homens precisavam de um alimento que durasse todo o dia, uma antiga técnica portuguesa de queijo coalhado, feito de leite fresco, foi adaptada às condições locais.
Happy Hour 2014
O 2º Festival Happy Hour vai atingir 12 cidades, com a participação de cerca 50 estabelecimentos. O evento irá acontecer entre 10 de janeiro e 02 de fevereiro de 2014, com a intenção de resgatar a cultura imaterial que existe na gastronomia regional.
2º Festival de Cultura e Gastronomia Happy Hour
De 10 de Janeiro a 02 de Fevereiro de 2014.
Realização: Inovità
(32) 3373-3453
|