Na próxima segunda-feira, 4, o Delac promoverá a abertura do IV Congresso de Letras Artes e Cultura da UFSJ, que tem como tema”Linguagem, Memória e Arte – Interfaces”. Pela primeira vez, o evento, que ganha vulto a cada edição, trará convidados internacionais para mesas-redondas. Até o dia 7, no campus Dom Bosco, estão programadas também palestras, minicursos, apresentações de trabalhos e eventos culturais.
A troca de experiências e informações entre profissionais de diferentes partes do país e do exterior com a comunidade acadêmica da UFSJ bem como a difusão da ampla produção científica do Departamento de Letras, Artes e Cultura (Delac) são os objetivos maiores do evento.
Os números dão a dimensão do IV Congresso, que tem sua programação dividida em 28 simpósios temáticos, coordenados por 53 professores das mais diversas partes do país e para os quais foram inscritos cerca de 620 trabalhos para apresentação. O evento conta com a participação de 36 professores convidados, entre brasileiros e estrangeiros.
O Congresso terá total de 1200 participantes, dentre estes 180 inscritos como ouvintes, entre discentes, professores e membros da comunidade externa. Os anais eletrônicos do evento possuem nada menos que 266 artigos, referendados pela Comissão Científica do Congresso.
Multiculturalismo
O multiculturalismo, tema recorrente da contemporaneidade, pontuará a abertura oficial, que acontecerá no primeiro dia do evento, às 19h, no Teatro do Campus Dom Bosco, com uma mesa redonda sobre “Interculturalidade e identidades plurais”. Como debatedores, a professora da Universidade de Sourbone Nouvelle, Jacqueline Penjon, - especialista em Literatura Brasileira e nas relações literárias franco-brasileiras, que falará sobre “Percurso cultural brasileiro na França”; o professor da Universidade das Antilhas e da Guiana, Patric Dahlet - da área de lingüística, que tratará do tema “ Migração e identidade: repensar-se pelas margens”; a professora da UFMG, Magda Velloso Fernandes de Tolentino – da área de literatura anglo-irlandesa, que abordará “A pátria-mãe irlandesa na diáspora”.
As mesas-redondas e palestras acontecerão em todos os dias, apresentando os pesquisadores convidados, entre eles, a professora da Universidade de Buenos Aires, Marcela Croce, que debaterá, ao lado da professora Haydée Coelho (UFMG), o tema “O Brasil e a América Hispânica: interlocuções culturais, literárias e críticas”. Esta mesa está programada para dia 6, às 19h.
A realização do IV Congresso de Letras, Artes e Cultura tem apoio da Capes, Fapemig e UFSJ.
|