Costelas de cordeiro crocantes com tubérculos ao vinho de jabuticaba fazem referência à origem francesa do nome do ator.
O universo cinematográfico do ator paulista Marat Descartes, homenageado deste ano da Mostra de Cinema de Tiradentes, será retratado em um menu especial concebido pelo Chef Executivo do Hotel Senac Grogotó, Ronie Peterson, neste sábado, 25 de janeiro, na Pousada Escola do Senac, em Tiradentes.
Osatores Selton Melo e Simone Spoladore já foram retratadosnos cardápios das edições de 2012 e 2013. Agora é a vez de Marat Descartes, batizado com o nome do avô que, na verdade, é uma homenagem ao líder da Revolução Francesa Jean-Paul Marat e ao filósofo também francês René Descartes. Essa alusão foi o gancho que Peterson precisava para definir o prato principal da cena em homenagem ao ator. “Para homenagear Marat, francês duas vezes no nome, vou preparar costelas de cordeiro crocantes com tubérculos ao vinho de jabuticaba”, conta.
O Chef baseia sua pesquisa no gosto gastronômico de cada ator, mas quando não tem a oportunidade de obter esta informação, procura assistir aos filmes, se inspirar na história e até mesmo perceber os alimentos e pratos que permeiam determinada cena para compor a homenagem. “O ator se sente feliz ao ver esta relação entre o filme que realizou e a gastronomia”, revela.
O couvert será baseado no filme Uma dose violenta de qualquer coisa, de Gustavo Falcão, em que Marat interpreta um homem que pega a estrada em companhia de um cara que acaba de conhecer em uma lanchonete de beira de estrada, em Minas Gerais. Ronie Peterson aproveita este mote para preparar alguns petiscos de bares e lanchonetes tradicionais em Minas, como o bolinho de feijoada recheado com couve, revestido com pele de torresmo, servidos com gomos de laranja; o creme de milho verde com bolinhos de arroz e pequi recheado com queijo canastra; e o arroz com suã – este, um prato típico do estado de Goiás.
Outra produção de Marat, Uma confusão cotidiana, em que ele, inclusive, assina a direção, será retratada na entrada do jantar: “Preparei um creme de açaí salgado com banana d’água e granola especial”, completa Ronie. Já a sobremesa será baseada na história do curta A caminho de casa, de Paula Szutan e Renata Terra. “Este caminho estará simbolizado na borda do prato da salada de frutas, com pé de moleque de castanhas e macarron de doce de leite com coco”.
A surpresa ficará a cargo da bebida, onde Ronie pretende caprichar com uma Dose violenta de qualquer coisa. “Será uma bebida forte e marcada, com certeza”, brinca Peterson. Segundo ele, a culinária e a arte estão ligadas de várias formas. “Assim como a arte, a gastronomia demanda muita pesquisa”, finaliza.
Ronie Peterson
Chef Executivo do Hotel SenacGrogotó. Formou-se no curso de Cozinheiro Básico e já são 20 anos de história no Grogotó. Antes de se tornar chef executivo, ocupou os cargos de auxiliar, cozinheiro, instrutor de prática e instrutor de formação profissional.Ronie participa desde o início do Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes e há cinco elabora jantares no evento, com participação especial no Festival de Paellas.
Na Mostra de Cinema, é o responsável pelos cardápios dos almoços e jantares dos homenageados, críticos e autoridades. Na Pousada Escola do Senac, o Chef e seus assistentes se desdobram para tornar as refeições em momentos de magia. Este ano, Ronie será responsável por cinco delas: jantar no dia 25, almoço no dia 26 e, durante a semana, mais dois almoços e um jantar.
Sobre o Senac
Integrante do Sistema Fecomércio MG, Sesc, Senac e Sindicatos, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) é uma instituição educacional de direito privado, focada na capacitação profissional na área de comércio de bens, serviços e turismo.
Fundado em 1946, o Senac oferece, em Minas Gerais, opções de cursos presenciais e a distância, nos seguintes níveis de ensino: capacitação profissional, ensino técnico, graduação, graduação tecnológica, extensão e pós-graduação, nos segmentos de Artes, Beleza, Comércio, Comunicação, Conservação e Zeladoria, Design, Gestão, Hospitalidade, Idiomas, Informática, Lazer, Meio Ambiente, Moda, Produção de Alimentos, Produção de Bebidas, Saúde, Segurança, Social, Tecnologia Educacional, Telecomunicação e Turismo.
|