Evento contará com mostra cinematográfica, stand-up, lançamentos literários, apresentações de artistas locais e integração com outras instituições
Quem estiver em Varginha poderá acompanhar, no teatro Capitólio, um concerto de piano. Em Belo Horizonte, exibição de curtas e longas nacionais. Em Timóteo, um festival de bandas, no Terminal Rodoviário da cidade. Em Curvelo, no Cine Virgínia, apresentações de stand-up. Esses são apenas partes dos vários cenários que serão proporcionados pelo IV Festival de Arte e Cultura do CEFET-MG, que acontece de 23 de novembro a 1º de dezembro em nove cidades de Minas Gerais.
Em Belo Horizonte, em parceria com a Universo Produções, serão exibidos diversos filmes e será discutida a industria cinematográfica brasileira. Acontecerá ainda o lançamento do livro “Cinema sem fronteiras - 15 anos da Mostra de Cinema de Tiradentes - Reflexões sobre o Cinema Brasileiro- 1998-2012”.
O festival, que chega a sua quarta edição, prevê, em sua programação, oficinas, manifestações literárias, poéticas, audiovisuais, cênicas e musicais. Haverá intensa participação de artistas e entidades locais em todas as sedes. As datas e horários de todas as atrações encontram-se em www.cefetmg.br.
Segundo o diretor-adjunto de extensão e desenvolvimento comunitário do CEFET-MG, Prof. Camilo Rogério Lara, espera-se ainda uma intensificação do intercâmbio de projetos na área artístico-cultural. “Com o festival, as ações culturais podem florescer com mais vigor no interior da instituição, alimentando-se das tradições e dos acontecimentos culturais da cidade, e, por sua vez, irrigando-a com a criatividade de nossos estudantes e servidores”, observou.
Música, cinema e fotografia do centro ao sul de Minas Gerais
Também no Terminal Rodoviário de Timóteo acontecerá a mostra da oficina de fotografia, na qual o público poderá conferir o que foi produzido pelos participantes. Em Varginha, unindo o social ao cultural, será feita a coleta de livros de literatura infanto-juvenil para doação à Escola Municipal da Fazenda Remanso, zona rural do município. Em Nepomuceno, com o intuito de resgatar e valorizar os artistas da região, será realizado o I Festival da Canção. Um dos destaques de Divinópolis é a exibição do documentário sobre a artista plástica divinopolitana Celeste Brandão, que retrata em suas telas a memória da cidade.
Início
O Festival de Arte e Cultura teve início em 2006, com sua segunda edição em 2008 e a terceira em 2011. Desde o ano passado, todas as unidades promovem atividades simultaneamente.
Contato
Prof. Camilo Rogério Lara
diretor adjunto da diretoria de extensão e desenvolvimento comunitário do CEFET-MG
Telefones: (31)3319-7026 ou (31) 9952-4526.
|