Estado de Minas Gerais (Fiemg) e implantados entre 2011 e 2012 e acumulavam problemas diversos, dentre eles a cobertura de vidro, que não fornecia sombra aos usuários do transporte coletivo na cidade.
Segundo Pedro Leão, Secretário municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer “a ideia surgiu a partir da demanda da própria população, há muito tempo várias pessoas reclamavam da infraestrutura dos pontos de ônibus, nós resolvemos o problema com arte, valorizando os fotógrafos da cidade”, disse ainda que ao mesmo tempo temos uma exposição e proporcionamos sombra para os usuários.
Paulo Filho, um dos fotógrafos participantes diz que a ação valoriza quem é da terra e leva a arte fotográfica para rua, para que mais pessoas tenham acesso, “é uma ação louvável”, ressalta o fotógrafo.
Antônio Celso Toco, outro fotógrafo participante, destaca que “a fotografia é vida, e está o tempo todo ali, pertinho da população não tem como descrever”, disse.
Cada ponto de ônibus contém até quadro fotografias que se comunicam entre si, seja através do tema ou do que é retratado, são paisagens e manifestações religiosas/culturais que valorizam o patrimônio material e imaterial de São João del-Rei.
São cinco pontos na Estação Ferroviária, um na Rua Antônio Rocha e dois em frente à Escola Municipal Maria Tereza, todos no centro da cidade.
Os Fotógrafos participantes são:
André N. P. Azevedo
Antônio Celso Toco
Cecília Santos
Eduardo Braga
Jonas Augusto
Luciano Oliveira
Paulo Filho
Rodrigo Araújo
Rodrigo Vicentini
Thiago Morandi
|