Foi eleita na última terça-feira (01), a diretoria dos catadores de materiais recicláveis que trabalham no aterro controlado do Morro Grande, zona rural de São João del-Rei.
A Cooperativa Viver com Dignidade (COOPVIDA) contém 24 catadores, que elegeram seis integrantes para compor a Diretoria e o Conselho Fiscal. Mais uma vez, as mulheres puderam mostrar a sua força e competência, já que a partir de agora, a cooperativa terá como Presidente, a catadora Andreza do Carmo de Carvalho.
Há dois meses, a Prefeitura vem mantendo uma relação mais estreita com os catadores, para que eles possam ter melhores condições de trabalho e autonomia em suas decisões. A proposta de se criar essa cooperativa inédita, partiu do Coordenador das Ações Municipais de Economia Solidária da Secretaria de Governo, Roberto Lira. No primeiro momento, ele leu o Estatuto Social da Cooperativa e em seguida realizou a eleição.
“Essa Cooperativa faz com que os catadores sejam mais unidos e se sintam mais capazes. Agora não os veremos apenas como catadores, mas sim, como uma entidade. A visibilidade que eles vão ter será muito maior e vai facilitar ainda mais quando eles tiverem a necessidade de reivindicar alguma coisa, inclusive à Prefeitura”, destacou Lira.
Os catadores ainda terão mais uma novidade. Cerca de 90% deles residem na comunidade do Rio Acima e em parceria com a Secretaria de Educação, vários deles poderão continuar os seus estudos na Escola Municipal Domingos Horta, através do programa Educação de Jovens e Adultos (EJA), do Governo Federal.
Ainda neste mês, acontece no Salão Nobre da Prefeitura, a Cerimônia de Posse da Diretoria da Cooperativa.
|