A Prefeitura de São João del-Rei informa que propôs à categoria um salário de R$ 1.368,00 para professor com formação superior em início de carreira que trabalhe 24 horas por semana, para entrar em vigor a partir de 1º de junho próximo.
Desde janeiro de 2013, a Prefeitura concedeu 24% (vinte e quatro por cento) de reajuste aos professores, enquanto o piso nacional aumentou 17% (dezessete por cento). Portanto, a administração atual está promovendo a recuperação de parte do que os professores perderam lá atrás.
A Prefeitura está cumprindo rigorosamente a lei e paga aos professores o piso nacional. Para os demais profissionais da educação, além do abono de R$ 160,00 por mês que está sendo pago, a administração atual corrigiu injustiças na sua jornada de trabalho em agosto de 2013, e, na época, os profissionais da educação não nos acusaram de tentar dividir a categoria.
A administração atual reconhece a legitimidade do pleito e a importância de se valorizar não somente os profissionais da educação, mas toda a categoria do funcionalismo municipal, vilipendiada por administrações anteriores, por muitos anos sem reconhecimento.
Essa gestão está disposta a continuar o diálogo e as negociações que sempre pautaram as relações entre ela e os funcionários públicos. Entretanto, informa à população, especialmente aos pais dos alunos da rede municipal, ansiosos pelo retorno de seus filhos o mais rápido possível às aulas, de que não há, nem orçamentária e muito menos legalmente, qualquer possibilidade de se concordar com as propostas apresentadas pela categoria em greve.
A Prefeitura conclama os profissionais da educação a retornarem às suas atividades para, então, continuarmos procurando coletivamente uma solução para o problema que não foi a atual administração que criou.
|