A Prefeitura de São João del-Rei realizou por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade, o Seminário Fórum Lixo e Cidadania. O evento aconteceu na última terça-feira, 22, no anfiteatro do Campus Santo Antônio da Universidade Federal de São João del-Rei.
O Fórum contou com a presença de secretários e vereadores municipais, da prefeita de Santa Cruz de Minas, Sinara Campos, do prefeito de Tiradentes, Ralph Justino, da reitora da UFSJ, Professora Valéria Kemp e demais autoridades.
O Seminário foi realizado com o objetivo de discutir a importância da sociedade em contribuir com o problema de resíduos sólidos, além de fortalecer as organizações e valorizar cada vez mais o trabalho dos catadores, que realizam um trabalho importantíssimo para a sociedade e o Meio Ambiente.
O Prefeito Professor Helvécio esteve presente e durante seu discurso destacou a importância de valorizar os catadores. “Vivemos intensamente a dificuldade desses trabalhadores. Hoje, o nosso desafio é fazer com que eles tenham mais visibilidade perante a sociedade. Sabemos do sacrifício de todos eles, que trabalham debaixo de sol e chuva e por isso, nossa meta é cuidar do ambiente de trabalho, promovendo segurança e qualidade de vida de todos eles”, disse.
O evento também contou com a palestra do Promotor e Coordenador Regional das Promotorias do Meio Ambiente da Bacia do Rio Grande (Sul de Minas), Justiça Bérgson Guimarães, que falou sobre a participação popular no processo. “Encontros como este é de suma importância e envolve uma participação diferenciada, já que precisamos de toda a sociedade. O primeiro passo é o conhecimento e a técnica. Todos têm direito ao Meio Ambiente equilibrado, por isso é importante que todos abracem essa causa”, destacou.
Em seguida, foi mostrado um documentário com depoimentos dos catadores de resíduos recicláveis. O catador e um dos fundadores da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis (ASCAS), José André Ribeiro, se diz orgulhoso pelo trabalho que realiza. “Deixei duas profissões para trabalhar na associação, já fui açougueiro e taxista, mas nenhuma profissão me deixou tão feliz e realizado como a que exerço agora. Amo o que faço”, afirmou.
A Vice-prefeita e Secretária de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade, Cristina Lopes, destacou que o problema do lixo deve ser tratado com muita cautela. “É de suma importância que toda a população se reeduque e implante a coleta seletiva. São práticas sustentáveis e que garantem um futuro melhor. Que cada pessoa presente aqui no seminário seja multiplicadora e pratique a política sócio-ambiental”, ressaltou.
|