São João del-Rei sediou na última segunda-feira, 27, no Parque de Exposições, a entrega de maquinários do PAC 2, feita pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário, por meio da Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário de Minas Gerais.
A solenidade contou com a presença do Prefeito Professor Helvécio e sua vice Maria Cristina, dos Deputados Federais Reginaldo Lopes e Mauro Lopes, do Deputado Estadual Pompílio Canavez, do Delegado Federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário de Minas Gerais, Ricardo Sapi, de prefeitos de várias partes do estado, secretários e vereadores municipais e demais autoridades.
O objetivo do Programa do Governo Federal é garantir a melhoria na qualidade de vida e trabalho no meio rural. “Queremos desenvolver o crescimento na zona rural e aquecer a economia desses municípios, gerando emprego e renda também no meio urbano”, destacou o deputado Reginaldo Lopes.
Só nessa solenidade, 161 municípios mineiros cuja população é de até 50 mil habitantes, foram contemplados com a doação de 181 maquinários, sendo 111 motoniveladoras e 70 caminhões caçamba. Desde a primeira fase do programa, já foram entregues em Minas Gerais, cerca de 2320 equipamentos, que beneficiou 423 agricultores familiares, totalizando um investimento de R$ 612 milhões.
A cidade foi anfitriã da cerimônia e, para o Professor Helvécio, essa é uma demonstração de que São João del-Rei volta a fazer parte de importantes eventos do cenário nacional. “Fomos privilegiados por sediar este e outros eventos importantes, como o anúncio do PAC das Cidades Históricas feito pela Presidenta Dilma em agosto do ano passado. Através dela, podemos ver também que o sol nasce para todos, independente de partido político”, ressaltou.
O Secretário de Agricultura e Abastecimento, Rogério Bosco, fez questão de destacar que a cidade foi beneficiada com a entrega das máquinas. “São João del-Rei é uma cidade pólo, portanto com esse Programa, a cidade também ganha, já que com a conserva das estradas vicinais, o acesso de pessoas, bens e serviços vai ser facilitado”, concluiu.
Em todo o Brasil, o Ministério do Desenvolvimento Agrário já investiu R$ 6 bilhões e 900 milhões, valorizando cada vez mais o homem do campo.
|