Conhecida pela produção de artesanato em tecido, Resende Costa prepara a segunda edição da Feira focada na valorização da tradição artesanal. Além da exposição de peças manuais e da cadeia produtiva do artesanato local, a Mostra traz uma programação recheada de atrações culturais e atividades voltadas para o empreendedorismo e para a capacitação profissional de artesãos e comerciantes.
Musicalidade não vai faltar durante a segunda Mostra de Artesanato e Cultura de Resende Costa. A abertura da festa ocorre na noite de sexta-feira (30/05) com o som romântico de Leoni. Na noite de sábado (31), o evento prestigia a música regional com a apresentação do grupo Martelo de Pano, de são João del Rei. Em seguida, tem show com Wilson Sideral. No domingo (01), a cidade recebe a apresentação mineiríssima de Saulo Laranjeira, artista conhecido no Brasil por interpretar o Deputado João Plenário, personagem clássico do programa “A praça é Nossa”.
A Mostra segue até segunda-feira (02/06), data em que Resende Costa comemora seu 102º aniversário de emancipação política. Durante o feriado municipal ocorrem eventos cívicos como o hasteamento de bandeiras, a apresentação de bandas de música, shows com grupos do município e homenagens das escolas ao aniversário da cidade.
A cidade mineira conhecida no Brasil pela produção e o comércio de artesanato têxtil recebe ao longo do ano um grande fluxo de turistas interessados em história e no artesanato local, além de atacadistas e atravessadores do ramo têxtil. Na última década, a produção artesanal diversificou-se. Hoje, ela contempla, além do tecido, a produção em madeira, em ferro, em cerâmica, a pintura, dentre outras.
Além de cultura, capacitação profissional e entretenimento, a Mostra de Artesanato e Cultura proporciona oportunidades de interação e de negócios para artesãos, empreendedores do ramo, turistas e compradores de artesanato. Segundo um dos membros da comissão organizadora da Mostra, Luís Cláudio dos Reis, a Feira ajuda a alavancar a economia da cidade, atraindo turistas e gerando visibilidade para a economia local.
“O objetivo é fortalecer o artesanato como uma marca de Resende Costa. Como já foi constatado na primeira edição da Mostra, no ano passado, o evento tem uma importância muito grande para divulgação de nossos produtos”, ressalta Luís Cláudio.
|