Na manhã do dia 21, os onze médicos cubanos e o médico alemão, estiveram no Salão Nobre da Prefeitura para uma apresentação oficial.
Após o café, o Prefeito Professor Helvécio se dirigiu aos médicos e contou um pouco da história do nosso município de 300 anos. Falou da extensão territorial, considerando-se a zona rural, e que somos um polo regional em muitos aspectos, inclusive na saúde. O Prefeito ressaltou ainda a elitização da nossa medicina e que o curso de medicina, recém-inaugurado na UFSJ, tem inspiração cubana, no sentido de popularizar a medicina e formar médicos que tenham interesse em trabalhar com a população mais carente. Agradeceu a vinda dos 11 cubanos pelo Programa Mais Médicos para suprir um ofício de primeira necessidade. Lembrou ainda: “Temos 13 Equipes de Saúde da Família, mas até bem pouco tempo, funcionavam com apenas 7 médicos. Agora as 13 equipes estão completas e já estamos estudando a ampliação para 27 equipes da Saúde da Família”.
A Secretária de Saúde, Miriam Gouvea, também falou do seu contentamento com a chegada dos médicos e para completar nosso quadro profissional e afirmou: “Nossa meta é ser de fato uma Secretaria de Saúde e não da doença, ainda vamos alcançar um patamar de medicina preventiva e com a ajuda de todos vocês, sejam bem-vindos”.
O médico Angel Antonio, falou em nome de todos eles: “Vamos fazer o maior esforço para melhorar a saúde de São João del-Rei, uma cidade que nos acolheu tão bem”.
O Decreto Lei nº 5.021, foi assinado pelo Prefeito na presença de todos,o projeto de Lei foi aprovado pela Câmara dos Vereadores e prevê uma ajuda de custo para os profissionais.
Os quatro primeiros médicos cubanos chegaram à cidade no dia 17 de março e já estão atendendo são eles: Angel Antonio Gutierrez Martinez, Reynier Omar Rojas Pupo, Yusel GrasTturruelles e Rayberto Quevedo Leon. Em 23 de abril chegaram os outros sete profissionais: José Ricardo Lovelle Saldana, Lisley Wong Hernandez, Marlen Perdomo Batista, Jorge Luis Rodrigues Chaviano, Eugenio Roberto Toranzo Leyva, Lester Sulet Salfrant e Jenifer. E não podemos nos esquecer do Dr Julian Stelmmer, médico alemão que já está atendendo no PSF do Tijuco.
|