O Setor de Zoonoses da Secretaria de Saúde está realizando o Inquérito Canino para detectar Leishmaniose Visceral em cães.
O primeiro Bairro visitado foi Águas Gerais. Ontem, dia 2, o trabalho foi realizado no Residencial Lenheiros, onde vai continuar amanhã,dia 4, a partir das 13h30. Assim, fique atento, se a equipe da Zoonoses bater na sua porte e você tem cachorro deixe que seja feito o teste rápido de leishmaniose.
Os agentes vão de casa em casa fazendo o teste rápido nos cães. Caso o teste rápido dê positivo, é retirado mais sangue do animal e, este material é encaminhado para a Macrorregional de Juiz de Fora. Lá são feitos mais 2 testes de contraprova. Só após a confirmação desta contraprova é que o setor de Zoonoses volta ao local para recolher o cachorro.
O QUE É LEISHIMANIOSE
A leishmaniose visceral é uma doença transmitida por mosquitos de tamanho diminuto e de cor clara, que vivem em ambientes escuros, úmidos e com acúmulo de lixo orgânico (ex.: galinheiros). Suas fêmeas se alimentam de sangue, preferencialmente ao fim da tarde, para o desenvolvimento de seus ovos.
Pessoas e outros animais infectados são considerados reservatórios da doença, uma vez que o mosquito ao picá-lo passa a ser um transmissor da doença. Em região rural e de mata, os roedores e raposas são os principais reservatórios do protozoário; no ambiente urbano, os cães fazem esse papel. a proximidade que estes animais têm com a nossa espécie e que nem todos, quando infectados, apresentam os sinais da doença (emagrecimento, perda de pelos e lesões na pele). Por isso o Inquérito Canino é tão importante.
|