Nessa quarta-feira, 25, alguns professores e alunos dos cursos de Arquitetura e Engenharias de Produção e Mecânica da Universidade Federal de São João del-Rei, se reuniram na reitoria da instituição juntamente com a Secretária de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade Cristina Lopes e o Secretário de Governo, Leonardo Silveira, para apresentarem o projeto preliminar de ciclovia na cidade, nomeado “Sustentabicidade”.
No primeiro momento, o Vice-Reitor, Sérgio Cerqueira deu as boas-vindas a todos e destacou a importância desse projeto tanto para a cidade, quanto para a Universidade, pois segundo ele, estimula a ecologia e saúde, através da prática do esporte.
De acordo com os alunos, o “Sustentabicidade” surgiu através de outros projetos baseados em pesquisas realizadas na cidade e que puderam identificar a dificuldade que os pedestres têm, já que o número de carros tem aumentado cada vez mais e as ruas da cidade não são largas. O objetivo é atender não só os estudantes, mas toda a sociedade, tanto que em breve, será aplicado um questionário aos cidadãos, para que eles também possam contribuir com o processo.
25 alunos e 11 professores trabalham na elaboração do projeto, que no primeiro momento, pretende instalar uma ciclovia na área central da cidade e oferecerá bicicletas sustentáveis. “Pretendemos confeccionar bicicletas de fibra natural que irá ficar em alguns pontos da cidade para empréstimo, já que nem todos têm bicicleta”, disse a professora do curso de Engenharia Mecânica, Vânia Veloso.
Para Cristina, essa é mais uma importante parceria entre as duas instituições. “É muito importante a parceria entre a Prefeitura e a Universidade, principalmente para propostas inovadoras como esta de sustentabilidade, que integra ideias de melhoria para a qualidade de vida dos são-joanenses. Faremos outras reuniões e pretendemos avançar ainda mais com esse projeto para que ele possa ser executado em breve”, afirmou.
O projeto foi bem visto por Leonardo, já que a implantação de uma ciclovia na cidade é uma proposta de campanha do Professor Helvécio e ele acredita que esse projeto vai compatibilizar as ideias de ciclovia e ciclo faixa como plano de mobilidade urbana que será entregue no próximo ano. “Gostei muito do projeto, mais uma vez a Universidade contribui através de todo o conhecimento de seus professores e alunos para a cidade, é uma parceria que tem dado certo e com certeza iremos em frente. Já temos vários dados coletados através da nossa pesquisa do transporte coletivo e que irão colaborar muito para esse projeto”, afirmou o Secretário.
|