Na última sexta-feira, 27, a Prefeitura de São João del-Rei deu um importante passo na luta pela igualdade de direitos, criando o primeiro Conselho Municipal dos Direitos Humanos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais de Minas Gerais. A data marcante para cidade antecede o Dia Internacional do Orgulho Gay, comemorado no dia 28.
Por meio da Secretaria Municipal de Cidadania, Desenvolvimento e Assistência Social, membros da sociedade civil e autoridades, compuseram este conselho com o objetivo de defender os direitos da comunidade LGBT em nossa cidade. A cerimônia, que aconteceu no Salão Nobre da Prefeitura, também foi marcada pela apresentação de artistas da cidade, que esbanjaram alegria em suas performances.
A formação de um conselho municipal é muito importante para a população, conforme declara Dagoberto Arnaut, conselheiro e representante do Grupo de Pais de Homossexuais em São João del-Rei. “A gente vive no município. Somos bem, ou mal tratados dentro dele. São João está dando um exemplo para o estado de Minas Gerais inteiro. Os Homo afetivos têm de ser bem tratados dentro de sua cidade. Ninguém é subcidadão. Todos têm os mesmos direitos e deveres”.
“O conselho tem com função principal ouvir essa comunidade naquilo que ela mais anseia: melhorias nos serviços públicos de saúde, esporte, educação, geração de trabalho e renda. Nós sabemos que essa população é vulnerável por conta do preconceito e da discriminação, então o governo começa a trabalhar, no sentido de incluir estas pessoas”, afirma o Diretor de Direitos Humanos, Carlos Bem.
A Vice-Prefeita, Cristina Lopes, afirma o compromisso desta gestão com os direitos da comunidade LGBT. “A formação deste conselho é a garantia da participação popular junto com a administração pública. Hoje estamos à frente de outros municípios garantindo a promoção de políticas públicas de qualidade. Hoje é um dia de festa com a formação deste conselho, por conta da trajetória dessas pessoas que lutaram para que isso fosse consolidado”.
|