Tiveram início, na última semana, as obras dos primeiros prédios exclusivos para salas de aula na Universidade Federal de São João del-Rei. Os trabalhos já estão em andamento nos campi Santo Antônio e Sete Lagoas e têm previsão de entrega para o final de 2015. Além dos dois edifícios já iniciados, o planejamento inclui a construção de unidades semelhantes nos demais campi da UFSJ. Na manhã desta sexta-feira, 4 de julho, a partir das 11h, a reitora da UFSJ, professora Valéria Kemp, acompanhada do deputado federal Domingos Sávio, parceiro da instituição, visitam a obra do pavilhão e outras obras em andamento ou recém-concluídas dos campi de São João del-Rei.
Os prédios terão 38 salas com capacidade de absorver todas as aulas ministradas em cada uma das unidades onde forem instaladas. Isso permite, por exemplo, que, no caso do Campus Santo Antônio, em São João del-Rei, os prédios históricos possam ser desocupados, passar por reformas e ser utilizados exclusivamente para a as estruturas administrativas da Federal de São João del-Rei.
Os edifícios estão sendo construídos com quatro elevadores e total acessibilidade para pessoas com deficiência. Esses pavilhões seguem um modelo arquitetônico moderno, com a concepção de versatilidade e flexibilidade colocadas como primordiais. Com isso, apresentam-se como totalmente mutáveis, de acordo com as necessidades da UFSJ. Levando em consideração a história da instituição, os novos prédios terão a possibilidade de converter as salas de aula em laboratórios, gabinetes de professor, salas multimídia e outros recintos conforme demandas que surgirem.
|