Amor, fé e gratidão. Esses foram os sentimentos que traduziram a emoção de milhares fiéis que acompanharam o cortejo em honra à Nossa Senhora do Carmo, que aconteceu na noite dessa quarta-feira, 16.
A festa acontece na cidade desde o século XVII e de acordo com o Superintendente de Cultura, Ulisses Passarelli, a devoção à Senhora do Monte Carmelo, como também se diz, é paralelamente ligada às almas. “Existe uma crença e em São João del-Rei ela é muito arraigada. Que Nossa Senhora do Carmo resgata almas do purgatório, no primeiro sábado após a morte”, disse.
Às 17h30 foi celebrada uma missa pelo Bispo Dom Célio de Oliveira Goulart e em seguida, em gritos de “Viva Nossa Senhora do Carmo!”, a procissão saiu do Largo do Carmo e seguiu por diversas ruas da cidade, retornando à igreja cerca de duas horas depois.
O Prefeito Professor Helvécio fez questão de estar presente nesse momento de louvor e juntamente com os integrantes da Irmandade da Ordem Terceira do Monte Carmelo, carregou a lanterna e demonstrou toda a sua fé.
No momento em que o cortejo seguia pela Rua Alfredo Luiz Ratton, a emoção tocou o coração dos fiéis, quando os músicos do Conservatório de Música Padre José Maria Xavier e da Orquestra Ribeiro Bastos se apresentaram e cantaram a música “Ave Maria”, do compositor e maestro italiano, Bonaventura Somma.
Dona Ângela é devota da Santa e acompanhou a procissão com olhos cheios de lágrimas. “É muito emocionante, a festa é linda. Nossa Senhora do Carmo é minha mãe, estou aqui para agradecer por tudo que ela tem feito na minha vida e na vida da minha família”, destacou.
A Prefeitura de São João del-Rei por meio das Secretarias de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer e Governo apoiou a grande festa em honra à Nossa Senhora do Carmo, disponibilizando banheiros químicos e auxiliando os pedestres e motoristas no trânsito.
|