O Programa Bolsa Família acaba de comemorar mais um marco: o índice recorde de 89,2% da frequência escolar de alunos entre seis e dezessete anos beneficiados pelo Programa. As informações são referentes à frequência escolar de 17,3 milhões de crianças e adolescentes, no período de abril e maio de 2014.
Segundo a Operadora Municipal Máster da Frequência Escolar do Programa Bolsa Família, Cleunice Silveira, o índice representa o melhor resultado para esse período. “Esses índices nos deixam felizes, pois mostram que nosso trabalho está sendo feito corretamente. Além disso, em São João del-Rei, a média está acima da nacional, com 92,5% de envio da frequência”, afirma Cleunice.
Ela ainda acrescenta que “hoje, o motivo desses números elevados ocorre devido às melhoras nas condições de trabalho proporcionada pela nova gestão. A Secretaria de Cidadania, Desenvolvimento e Assistência Social, por exemplo, nos dá condições necessárias para trabalhar com a participação ativa da gestora Gabriela, por exemplo”.
A Gestora do Cadastramento Único do Governo Federal (CadÚnico), Gabriela Silva, explica que os cadastros das famílias do Bolsa Família são atualizados e enviados semestralmente para a Secretaria Municipal de Educação para o acompanhamento da frequência. Vale destacar que o município possui um banco de sete mil alunos dentro de São João del-Rei que devem ser acompanhados de mês a mês.
Segundo a Secretaria Municipal de Cidadania, Desenvolvimento e Assistência Social, a gestora Merilane Cardoso, desde o início da gestão está sendo realizado um trabalho no sentido de qualificar a equipe técnica para o manejo do CadÚnico. “O programa foi descentralizado para os CRAS facilitando o acesso da população beneficiária, foram realizadas capacitações, além dos investimentos em maquinários. Uma boa notícia é que já está licitado um veículo para o acompanhamento in loco das famílias do CadÚnico”, conclui a secretaria.
|