Nesta sexta-feira, 25, o 27º Inverno Cultural da UFSJ abre as portas do Teatro Municipal e recebe o artista Gilberto Gil. O cantor conversa com o público sobre questões culturais e políticas. “Variedades dos aspectos políticos e culturais da vida do país” é o tema da palestra, que será ministrada às 18h30.
Além de palestras, o dia do Inverno Cultural também terá apresentação de skatistas, teatro e shows. Confira:
14h
Intervenção Co-Criativa e Skate 2
Apresentação espontânea dos alunos da oficina Intervenção Co-Criativa de Skate.
Local: Praça da Biquinha – Tijuco
15h
Mostra Experimentações Audiovisuais
“Os herdeiros de Catifunda”
Local: Centro Cultural da UFSJ – Sala de Multimídia
18h30
Palestra: Variedades dos aspectos políticos e culturais da vida do país
Gilberto Gil, além de músico consagrado, reconhecido internacionalmente, ganhador de oito Grammys, sempre mostrou engajamento ao refletir sobre temas como desigualdades sociais e raciais. Foi vereador e Ministro da Cultura (2000-2005). Gil, artista multifacetado e cidadão do mundo, conversa com o público sobre questões culturais e políticas do Brasil, tomando como ponto de partida sua obra artística e suas exigências de gestão pública.
Local: Teatro Municipal de São João del-Rei
19h
III Mostra Ensaios de Arte e Cultura (4º encontro): Análise de alguns baixos-relevos de Antônio Francisco Lisboa nas Minas dos Setecentos
Marcos César de Senna Hill, historiador com mestrado na Bélgica, criador do Centro de Experimentação e Informação de Arte (CEIA), faz palestra que propõe uma evidenciação de alguns exemplos da técnica de baixo-relevo do Aleijadinho.
Público-alvo: Interessados em Arte Colonial Luso-Brasileira
Local: Anfiteatro do Campus Santo Antônio
19h30
Palestra: O Escritor e o(s) outro(s)
Bate-papo com o escritor mineiro Carlos Herculano Lopes sobre sua vivência com três importantes escritores das Minas Gerais: Roberto Drummond, Oswaldo França Júnior e Wander Piroli.
Público-alvo: Professores, estudantes, escritores e comunidade em geral
Local: Bar do Carioca – Largo do Carmo
20h
Show: Era o dito popular
O grupo, formado por músicos jovens, faz uma ponte entre o erudito e o popular com um repertório cuja estética transmite ao público uma música genuinamente brasileira. Choros e sambas ganham novas sonoridades ao serem mesclados com pitadas de música europeia em citações de Bach e Mendelssohn. Os arranjos sofisticados são de autoria dos próprios integrantes.
Local: Teatro do Campus Santo Antônio
21h
Teatro: Bernarda por detrás das paredes
O grupo teatral “Repertório Artes Cênicas e Cia.” apresenta um espetáculo que é uma colagem dos textos “A Casa de Bernarda Alba”, de Garcia Lorca, e “Arte Poética”, de Aristóteles. Em um jogo cênico musical, os atores manipulam seus corpos para criar e destruir nove personagens que duelam suas expectativas como em uma arena de touros.
21h30
Show: James Baby
A banda, que foi destaque no Festival Pop e Rock da 26ª edição do Inverno Cultural em Sete Lagoas, é formada por músicos são-joanenses e apresenta um show empolgante com composições autorais.
Local: Teatro do Campus Santo Antônio.
|