A Secretaria de Desenvolvimento Urbano, em parceria com o Setor de Zoonoses, da Secretaria de Saúde, deu início hoje, 24, à castração dos cães do Aterro Controlado.
Teve início hoje, 24, a castração dos cães que vivem no Aterro Controlado de São João del-Rei. São 40 cães que estão lá e hoje 5 machos foram castrados. As intervenções foram realizadas no Setor de Zoonoses da Prefeitura de São João del-Rei, pela veterinária Ana Paula Madureira, da UFSJ, auxiliada pela equipe do setor.
Depois da castração, os cães foram medicados com antibiótico de longa duração, ganharam colares de proteção (cone para evitar que eles toquem na incisão) e vão passar as primeiras 24 horas sob cuidados e, depois, vão voltar para o Aterro. Amanhã, dia 25, outros 2 cães machos vão ser castrados e na próxima semana tem início a intervenção nas fêmeas.
Desta forma, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade espera evitar a procriação de cães no local, mas conta também com a responsabilidade do cidadão, donos de cães, para que não abandonem seus animais, nem no Aterro Controlado, nem em outro lugar qualquer. Quem já teve um cachorro sabe que não existe um ser mais afetuoso e que basta alguns cuidados para que ele seja um grande companheiro.
|