A Secretaria de Agricultura e Abastecimento dará início nesta quinta-feira, 18, a execução do Projeto de Piscicultura e Balde Cheio.
O projeto vem sendo elaborado há um ano pela equipe da Secretaria em parceria com a Emater e tem como principal objetivo auxiliar tecnicamente os produtores rurais, fazendo com que a qualidade do rebanho seja melhor e também aumente a produção do leite.
Para isso, foi montado um sistema de piquetes para que o gado permaneça em um local tranquilo e sem estresse. O projeto será implantado em 15 comunidades da zona rural, dentre elas o Morro Grande e os distritos de São Miguel do Cajuru e Rio das Mortes.
O critério para a seleção das comunidades foi o acompanhamento da análise do solo e a criação de um sistema de pastagem rotativo sendo que, uma vez por semana uma equipe técnica irá até o local para realizar o acompanhamento.
Foram implantados os sistemas de barraginha, que vai captar a água para a sede do sítio e o de irrigação com materiais recicláveis. O primeiro local a ser contemplado já nesta semana será o Engenho de Serra.
“Com esse projeto, o produtor também se tornará um empreendedor, além de melhorar a genética do gado, vai aumentar a produção do leite e consequentemente o lucro também”, afirmou o Secretário, Rogério Bosco.
|