Segundo informações do Ministério da Saúde (MS) divulgadas no Portal da Saúde, no dia 27 de dezembro, a Unidade de Pronto Atendimento de São João del-Rei (UPA/SJDR), apresenta 97% resolutividade nos casos que chegam à unidade, ou seja, consegue efetuar os atendimentos de urgência e emergência, liberando ou encaminhado os pacientes para as unidades que atendam sua complexidade, quando necessário.
MS chegou a esse número por meio das informações que foram coletados e analisados pela Coordenação Geral de Urgência e Emergência (CGUR/ MS) para o processo de qualificação da UPA, realizado em outubro de 2012. O excelente percentual atingido pela unidade, que entrou em funcionamento em julho de 2011, corrobora com a proposta do Ministério de diminuir filas em pronto-socorros hospitalares, dando mais agilidade e qualidade ao sistema público de saúde brasileiro, a unidade também dá suporte às unidades básicas de saúde que, muitas vezes, não conseguem suprir as necessidades da população.
A mesma divulgação aponta que, além da UPA de São João del-Rei, outras três unidades foram qualificadas recebendo aporte financeiro de acordo com a portaria Portaria nº 1.172 de 05 de junho de 2012, nas cidades de Recife (PE), Rio de Janeiro e Araruama (RJ), apresentando o mesmo grau de resolutividade. Destas, apenas a UPA de São João Del-Rei é de porte II.
Atualmente, a UPA de São João Del-Rei é a única unidade de pronto atendimento em funcionamento na microrregião dos Campos das Vertentes, atendendo a mais de 17 municípios da região, com uma população de aproximadamente 174.322 mil pessoas.
Em 2012, foram realizados 55 mil atendimento clínicos e pediátricos pela unidade, com uma média de 4.250 atendimentos por mês. A UPA apresenta ainda uma aprovação de 98% por parte dos usuários.
Os resultados obtidos em 2012 deixam à administração da Fundação de Apoio ao Hospital Universitário (FHU), responsável pela gestão da UPA de São João Del-Rei, e também da UPA de São Pedro, em Juiz de Fora, feliz com os resultados alcançados.
Segundo o supervisor da UPA de São João Del-Rei, Fábio Correia Pompeu, é normal que ainda existam alguns problemas e reclamações, a unidade tem apenas 16 meses de funcionamento, e essas são situações que só podem ser resolvidos com o tempo e a maturidade na administração. Em relação às queixas por parte de alguns pacientes, o administrador ressalta que a UPA apresenta um atendimento diferenciado, regido pelo Protocolo de Manchester, que classifica os pacientes por cores dando prioridade aos casos mais urgentes.
|