Na próxima segunda-feira, 28, às 19h30, a UFSJ realiza palestra intitulada “Criatividade Social - Como educar uma cidadania criativa?”, apresentada pela doutora em pedagogia pela Universidade de Barcelona (Espanha), Angélica Sátiro. O evento acontecerá no Teatro do Campus Dom Bosco com entrada franca.
O objetivo dessa palestra é questionar a capacidade criativa dos cidadãos e o uso ético dessa capacidade na melhoria da vida social. Com base em uma práxis investigadora realizada a partir dos anos 90 em distintos países, apresenta-se uma proposta conceitual e metodológica para desenvolver uma cidadania criativa necessária ao Brasil do século XXI. Segundo os organizadores do evento, professor Carlos Henrique Gerken, do Departamento de Psicologia (DPSIC), e Liliane Sade, do Departamento de Letras, Artes e Cultura (DELAC), espera-se que as ideias apresentadas possam gerar reflexões em torno do papel da educação universitária no desenvolvimento de uma cidadania criativa e inovadora no campo social e ético.
A palestrante
Angélica Sátiro é doutora em Pedagogia pela Universidade de Barcelona (Espanha), com a tese Pedagogia para uma Cidadania Criativa, e investigadora com Estudos Superiores em Filosofia Prática pela mesma universidade. É diretora da Casa Creativa (www.lacasacreativa.net), organização que oferece consultoria em criatividade, inovação e ética em distintas instituições de diversos países. É presidente da Associação Crearmundos BCN (www.crearmundos.net/asociacion) e criadora da Rede de Redes iberoamericana CREARMUNDOS (www.crearmundos.net), cujos objetivos são facilitar a criação, a produção e a comunicação de processos e de produtos ético-criativos, conectando projetos afins. Angélica também é diretora do Projeto Noria (www.octaedro.com/noria) e coordenadora da rede Noria (www.proyectonoria.crearmundos.net), cujo objetivo é a formação de professorado para desenvolver a capacidade de pensar de crianças de três a 11 anos em vários países europeus e latino-americanos. É escritora de literatura infantil, filosofia para crianças, textos educativos e materiais didáticos, com mais de 80 livros e de 150 artigos publicados em espanhol, catalão, galego, italiano e português.
|