Cerca de 270 idosos atendidos nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), mantidos pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal, Cidadania Desenvolvimento e Assistência Social de São João del-Rei, visitaram o Zoológico de Belo Horizonte, na última quarta-feira, 01. O evento faz parte da comemoração ao dia do Idoso, incluso na programação das oficinas socioeducativas.
Segundo o diretor de Projetos Sociais, Rodrigo Cipriano, a ação teve como objetivo levar a esse público a oportunidade de vivenciar um dia diferente, com pessoas da mesma faixa etária, proporcionando um ambiente agradável e incentivando-os com atividades fora de sua rotina habitual.
“Temos visto um avanço na qualidade de vida dos idosos e a prefeitura municipal se preocupa com essa nova realidade. Por isso, nada melhor do que o dia do idoso, ser comemorado com um passeio que desperta a cidadania, o respeito e a interação entre eles. Além da diversão, damos aos idosos a oportunidade de conhecer lugares diferentes e saírem da rotina”, afirma Rodrigo.
Para Beatriz dos Santos, frequentadora da oficina de ginástica no Tijuco, o passeio foi uma oportunidade de conhecer novas pessoas e também de valorização do idoso. “É uma experiência muito válida. Tivemos contato com a natureza, além de ver de perto os animais e ainda poder interagir com os outros grupos. E é disso que nós idosos precisamos: sair, passear e nos divertirmos. Esse é um momento único proporcionado por esta Secretaria que jamais esquecerei”.
A Secretaria de Assistência Social, Merilane Cardoso, afirma que atividades como esta combatem o isolamento que muitos idosos vivenciam. “O momento de lazer é uma forma de levantar a autoestima, e isso tem um impacto positivo no bem estar da pessoa idosa. Durante o passeio eles tiveram momento de interatividade uns com os outros, exerceram a cidadania. Para eles, isso é quase uma terapia”.
|