Uma tarde diferente na rotina de 150 pessoas atendidas pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) mantidos pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cidadania, Desenvolvimento e Assistência Social de São João del-Rei. Eles assistiram e vivenciaram, pela primeira vez, o universo do teatro, com o show Adoletra, do grupo Canto Popular. O evento aconteceu na última quarta-feira, 08, no Teatro Municipal.
A ação teve como objetivo promover um encontro intergeracional entre crianças, adolescentes, adultos e idosos dos CRAS do Matosinhos, Senhor dos Montes, Tijuco e Rural, frequentantes das oficinas socioeducativas do mês de outubro. Além disso, por meio de experiências artísticas culturais, o encontro fortalece vínculos e incentiva a interação, proteção social e convivência comunitária.
Segundo a Secretária de Assistência Social, a atividade proporciona aos usuários a oportunidade de ter acesso à arte de forma gratuita, ampliando as trocas culturais e de vivências. Além de valorizar a cultura local e despertar o interesse pelos espaços públicos de cultura da cidade.
“Atividades como essa são importantes, fortalecem o vínculo dos usuários com a comunidade, e é justamente esse o nosso objetivo, a inclusão. O teatro é do povo, e nada melhor do que nós proporcionarmos a eles esse momento inédito na vida de muitos. Estamos oportunizando o acesso às informações sobre direitos e participação cidadã”.
A usuária Cleusa de Santos, explica que essa foi a primeira vez que assistiu a uma peça em um teatro. “A experiência foi única e inesquecível. A peça foi educativa, deu para perceber que não devemos esquecer o nosso passado, das músicas e filmes de quando éramos crianças”.
Com teatro lotado, o musical também contou com a presença dos alunos das escolas municipais Maria Tereza e Bárbara Heliodora.
Sobre a peça
De acordo com Laura Cândida, aluna do Canto Popular do curso de música da Universidade Federal de São João del-Rei, o show Adoletra, faz parte de um projeto desenvolvido pelos do alunos do Canto Popular e tem como temática músicas infantis. O objetivo é musicalizar o público de uma maneira divertida e lúdica.
|