São João del-Rei sediou, pela segunda vez, o Seminário do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa da Microrregião de São João del-Rei, realizado nesta sexta-feira, 10. O encontro foi organizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação e reuniu cerca de 500 educadoras de 22 cidades da Região.
O seminário tem por objetivo abordar novas temáticas, principalmente na educação básica, como explicou a Coordenadora Regional pelo Pacto na Microrregião das Vertentes, Josele Mary de Carvalho. “Hoje a criança vem de casa já sabendo contar e somar. E, a escola tem que dinamizar o aprendizado de outra forma. O objetivo deste encontro é tornar a matemática lúdica, para aperfeiçoar o interesse das crianças, através de jogos e brincadeiras.”
A Coordenadora Geral do Pólo de Juiz de Fora, Luciane Manera Magalhães, apresentou uma palestra sobre a alfabetização, no Teatro Municipal. “O foco na língua portuguesa deve ser trabalhar a produção de texto na escola, principalmente a revisão dos textos. Hoje, temos novas informações e estudos sobre a produção de texto. Agora não se trata mais de corrigir e entregar a nota. Temos de focar na revisão dos textos com os alunos.”
Durante a tarde as educadoras participaram de oficinas na Escola Municipal Maria Teresa com o objetivo de inserir nas escolas os temas abordados nas palestras. A Secretária de Educação, Mercês Correa, demonstrou satisfação com a participação das professoras e com o número de cidades participantes.
“São João del-Rei está se tornando referência para discutir e debater a educação, principalmente a educação básica, e isso é muito importante. O sucesso de todos depende muito da qualidade do ensino inicial e estamos trabalhando para melhorar a educação básica no município e na região,” afirmou a Secretária.
|