As Equipes Trem Ki Voa Regular e Trem Ki Voa Micro da Universidade Federal de São João del-Rei disputam, entre os dias 30 de outubro e 2 de novembro, a XVI Competição Nacional SAE Brasil Aerodesign. O evento será realizado no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e no aeroporto da Embraer, em São José dos Campos (SP). As equipes participantes representam as principais instituições de ensino superior do Brasil e também do exterior, sendo que as duas primeiras colocadas participarão do campeonato mundial, a ser realizado nos Estados Unidos, em 2015.
A principal meta da competição é projetar e fabricar aeronaves radiocontroladas de mínimo peso com capacidade para decolar com máxima carga, em pista de dimensões reduzidas. São avaliados, dentre outros elementos, o projeto, a carga carregada, a eficiência estrutural, a acuracidade, o peso da aeronave e a apresentação oral do projeto perante banca avaliadora composta por engenheiros da Embraer. Ao todo, são 95 equipes competindo em três categorias: a regular, com 64 equipes; a advanced, com cinco equipes; e a micro, com 26 equipes. A Trem Ki Voa levará 17 integrantes para a categoria micro e 24 para a regular, todos discentes dos cursos de engenharias Mecânica, Elétrica e de Produção.
A UFSJ está presente no torneio desde a segunda edição, em 2000. Em 2010, a Trem Ki Voa recebeu Menção honrosa por ter transportado o maior peso decolando em meia pista e obteve a sexta colocação na classificação geral. Nos anos seguintes, manteve-se nas dez primeiras colocações entre mais de 70 equipes nacionais e internacionais. Para alcançar melhores resultados e evitar imprevistos, os integrantes estão trabalhando desde o final de 2013, quando recrutaram novos membros. A elaboração das aeronaves começou em janeiro deste ano.
Para o capitão da Trem Ki Voa Micro, Gean Thairony, o espirito de equipe trabalhado no projeto é muito importante. Durante todo o processo é preciso trabalhar com metas e redução de custos por causa do orçamento apertado. “Temos sempre que criar novos meios e novas ideias condizentes com os recursos que temos, além de seguir uma hierarquia, um costume de qualquer empresa, fazendo com que possamos colocar em prática conteúdos que não é possível desenvolver em sala de aula”, explica.
Outro ponto importante destacado por Gean é a visibilidade que a competição traz. “Em âmbito nacional, levamos o nome das engenharias da UFSJ e a qualidade que elas possuem. Em 2012, ficamos em segundo lugar na classificação geral. Tudo isso complementa a formação dos alunos, além de divulgar o nome da nossa universidade”, finaliza.
A competição
O projeto SAE Aerodesign é um desafio lançado aos discentes de Engenharia. O objetivo é propiciar a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de Engenharia Aeronáutica entre estes estudantes e futuros profissionais, através de aplicações práticas e da disputa entre equipes.
A Competição SAE Aerodesign ocorre nos Estados Unidos desde 1986, tendo sido concebida e realizada pela SAE International. A partir de 1999 passou a constar também do calendário de Programas estudantis da SAE BRASIL. Ao longo de sua existência, a Competição SAE BRASIL Aerodesign tornou-se um evento crescente em quantidade e qualidade dos projetos participantes, uma resposta direta às exigências técnicas por parte das Regras da Competição.
Para saber mais sobre o Trem Ki Voa, acesse o site www.tremkivoa.com ou a página no facebook, www.facebook.com/tremkivoa
|