A Universidade Federal de São João del-Rei se destacou na XVI Competição SAE Brasil Aerodesign, entre os dias 30 de outubro e 2 de novembro, em São José dos Campos (SP). A instituição foi representada pelas Equipes Trem Ki Voa Micro, campeã, e Trem Ki Voa Regular, competindo com estudantes de engenharia do Brasil e de outros quatro países (Venezuela, México, Peru e Polônia). Ao todo, cerca de 1300 discentes participaram do evento.
A UFSJ concorreu em duas categorias diferentes, trazendo para casa o título de campeã com a Equipe Trem Ki Voa, Classe Micro. O grupo concorreu com outras 22 equipes brasileiras, uma polonesa, uma venezuelana e outra mexicana. A conquista lhes deu o direito de participar do campeonato mundial da categoria a ser realizado em fevereiro de 2015 nos Estados Unidos.
Segundo o coordenador, professor Cláudio Pellegrini, o projeto existe desde 2009 e foi fundado a partir da iniciativa de uma turma de estudantes. “Assumi a coordenação em 2012, ano em que tivemos a felicidade de alcançar o vice-campeonato da classe. A equipe atual tem amadurecido e está em trajetória de consolidação. A partir da forte presença do capitão Gean Thairony, da vice-capitã Sarah Regina e dos demais integrantes do Trem Ki Voa Micro, foi possível chegar ao nosso objetivo”.
O coordenador detalha ainda que, para ganhar a disputa, é preciso completar o maior número de vôos entre os cinco possíveis. O time realizou quatro destes vôos com a carga padrão de 40 bolinhas de tênis, resultado que garantiu o primeiro lugar na competição. “Além disso, alcançamos as premiações de segundo melhor relatório, terceira melhor apresentação, melhor projeto de cargas e estruturas e menção honrosa de menor tempo de retirada de carga, cumprindo a tarefa em 3,12 segundos”, conta.
O capitão do time, Gean Thairony, explica que as principais diferenças entre as categorias são as restrições de tamanho, motor e carga a ser carregada. “A Classe Micro é a de menor dimensão. As medidas da aeronave são restritas ao tamanho de sua caixa de transporte e não podem ultrapassar o volume desta caixa”. Na edição anterior, os aviões da Classe Micro carregavam cerca de 30 bolinhas e, em 2014, além de aumentar a quantidade carregada, também passou a se utilizar a asa da aeronave como compartimento.
A SAE BRASIL AeroDesign teve início com uma etapa denominada Competição de Projeto, na qual as equipes tiveram seus projetos avaliados por juízes voluntários e engenheiros da indústria aeronáutica. De sexta-feira a domingo, a etapa de Competição de Vôo tomou conta do evento, fazendo com que os aviões passassem por até sete baterias e demonstrassem ser capazes de decolar e transportar cargas úteis sempre crescentes, até as condições limite de cada projeto.
Sobre a participação da equipe Trem Ki Voa Regular, o coordenador professor Dimas José de Resende afirma que a expectativa era alcançar uma colocação ainda mais alta que a de 2013. No ano passado, a equipe obteve a sétima colocação entre 74 equipes participantes do Brasil e do exterior. No entanto, na fase classificatória a aeronave, depois de realizar o vôo completo do regulamento, sofreu um acidente na aterrissagem, impedindo a sua classificação para realizar os vôos subsequentes.
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