Nesta terça-feira, 11, o Teatro Municipal abriu as portas para receber o FORPAZ, Fórum Regional de Promoção da Paz Escolar e de Articulação em Rede. Promovido pela Secretaria Estadual de Educação em uma parceria com Ministério Público, Defensoria Pública, Promotoria Pública, Assembleia Legislativa, Prefeituras, Superintendências Regionais de Ensino e Polícia Militar, com o objetivo de disseminar a paz nas escolas e promover ações de mediação de conflitos.
O FORPAZ surgiu em 2008 e desde então realizou 19 encontros, sendo dez regionais e nove metropolitanos, e pela primeira vez São João del- Rei tem o privilégio de sediar o evento. “Hoje reunimos aqui aproximadamente 400 pessoas. São representantes de escolas estaduais e municipais e conselheiros, que tem como objetivo levar as discussões sobre a violência para dentro das escolas, e isso é muito importante,” destacou a Superintendente Regional de Ensino, Maria Aparecida Mendes de Resende.
O evento tem duração de três dias e busca ressaltar a manutenção paz, sobretudo, apresentando soluções para lidar com conflitos envolvendo crianças, funcionários e professores, dentro do ambiente escolar. “Nós estamos conscientizando a comunidade escolar sobre a importância de semear a cultura de paz, tolerância e respeito às diferenças, dentro do ambiente escolar,” ressaltou o Defensor Público da Infância e Juventude, Doutor Wellerson Eduardo da Silva Correa.
O Prefeito Professor Helvécio lembrou que a violência escolar muitas vezes é acompanhada pela desigualdade social, ainda tão presente na sociedade brasileira em geral. “É a partir da pobreza e da miséria que a violência se instaura dentro das nossas escolas. Temos que planejar ações, principalmente através da educação, para diminuir ainda mais essas diferenças sociais que atingem nosso país e nossas crianças.”
|