Aconteceu na manhã desta quarta, 12 de novembro, a solenidade em homenagem ao nascimento e batizado de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes. Nesta data é comemorado o Dia da Liberdade, instituído por meio da lei municipal nº 4.418 em 2010.
O Prefeito Professor Helvécio destacou que o Dia da Liberdade é uma data importante em que se comemora o nascimento do maior herói de nossa história. Antes Tiradentes era lembrado somente na data de sua morte, 21 de abril. "Esse pequeno gesto que se faz aqui nessa data começa a ganhar força para o restante do país, de modo que podemos resgatar os ideais de Tiradentes: a liberdade, a democracia e soberania do país", finalizou.
Felipe Teixeira Nery Filho, venerável da loja Maçônica Charitas nº 2, foi um dos principais defensores da data. Segundo Nery, "uma pesquisa foi realizada e tivemos o intuito de rememorar a ideologia que Tiradentes defendia: a liberdade, igualdade e fraternidade", disse.
Para o Ten.Cel. Andrade, comandante do 38º batalhão de Policia Militar, além de patrono da PM, Tiradentes é uma inspiração para os militares mineiros. Coronel Kanaã, comandante do 11º Batalhão de Infantaria do Exército, Alferes Tiradentes é o maior herói do país, e o exército se sente honrado em homenageá-lo.
Tiradentes nasceu na Fazenda do Pombal, na época pertencente a São João del-Rei, e ainda criança viveu em São José, hoje município Tiradentes, onde aprendeu o oficio de dentista. Já adulto seguiu para Ouro Preto. No período conturbado do Século XVIII, junto a um grupo de pessoas, liderou a Inconfidência Mineira, sendo preso e esquartejado para servir de exemplo a outros revoltosos.
|