Em novembro de 2013, uma forte chuva derrubou a mureta do córrego do Lenheiro na Rua Antônio Josino Andrade Reis. A prefeitura possuía então um recurso advindo de um Convênio com o Estado, para muros de arrimo e muretas, nº 2302010, com um saldo remanescente em conta, com um pouco de mais de 650 mil reais. Assim, a prefeitura procurou a SETOP – Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas para remanejar esse recurso para a reconstrução da mureta.
O primeiro passo foi fazer um aditivo prorrogando o convênio e, em seguida, a alteração do plano de trabalho, conforme solicitação do SETOP. Desta forma o plano começou a ser alterado e todas as vezes que todas as alterações haviam sido feitas, surgia uma nova que impedia a liberação da verba. Até, que em junho de deste ano, recebemos a notícia de que por ser ano eleitoral não era possível liberar o recurso antes das eleições. O Prefeito Professor Helvécio argumentou que não era um convênio novo, que o saldo estava em conta e , portanto, não havia impedimento. Mas tivemos que esperar. Já estamos fazendo um novo aditivo para prorrogar novamente o prazo do convênio e garantir que as muretas sejam reconstruídas de forma segura. A SETOP, ainda fez algumas exigências que já foram encaminhadas e estamos aguardando, enfim, a liberação do recurso, que hoje é mais de 740 mil reais.
A prefeitura tem trabalhado com afinco nesta questão e espera que esse processo esteja realmente no fim para que as muretas possam ser reconstruídas e que os moradores fiquem em segurança nas suas casas.
Esclarecemos que a vontade de fazer e o fazer propriamente dito, envolvendo verba pública nem sempre tem a agilidade que gostaríamos, esse é um desafio que atinge as esferas municipais, estaduais e federal.
|