Os alunos da UFSJ, Lorrana Rust Raposo, Wellington Douglas da Silva Aguiar, que cursam Engenharia Civil, e Augusto Facchini Rodrigues, do curso de Engenharia de Bioprocessos, estão entre os vencedores do Prêmio Odebrecht de Desenvolvimento Sustentável de 2014. O prêmio busca reconhecer e incentivar os jovens universitários que se propõem a pensar a engenharia, a arquitetura e a agronomia sob uma perspectiva sustentável. O evento selecionou os cinco melhores projetos como vencedores, sendo dado a cada um deles um prêmio de R$ 60 mil, distribuídos igualmente entre alunos, orientador e o departamento de pesquisa.
A equipe orientada pelo professor Jackson Oliveira Pereira desenvolveu o trabalho “Controle de acumulação de escuma no separador trifásico em inovadora configuração de reator UASB tratando esgoto sanitário”. Visando à melhoria da saúde e da qualidade de vida da população, além da proteção dos recursos hídricos, o projeto criou uma nova configuração do reator Upflow Anaerobic Slugde Blanket (UASB). Estes reatores, explica o professor, constituem a primeira alternativa de projeto de estações de tratamento de esgoto no Brasil devido aos seus baixos custos de implantação, operação e manutenção, além do baixo consumo de energia e baixa demanda de área. A partir da nova configuração, os reatores passam a apresentar menor acumulação de materiais flutuantes presentes no esgoto, como óleos e graxas, que podem ocasionar inúmeros problemas, como a liberação dos gases metano e sulfídrico, responsáveis pelo efeito estufa e pelos maus odores.
O projeto premiado é resultado de um trabalho iniciado através de um incentivo à pesquisa, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), intitulado “O Desenvolvimento de uma inovadora configuração de reator UASB objetivando o controle da escuma e a melhoria na retenção de sólidos”. Além do CNPq o trabalho tem apoio da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), que cedeu uma área na Estação de Tratamento de Esgoto de Ouro Branco para instalação do aparato experimental e custeou a construção da infraestrutura necessária.
A cerimônia de premiação ocorrerá no dia 17 de março, na cidade de São Paulo, quando será revelado qual dos trabalhos premiados alcançou o primeiro lugar. Os alunos envolvidos ainda poderão ser contratados pela empresa Odebrecht.
|