"Tudo o que eu tenho vem daqui". O nome do curta documentário que será exibido nesta quinta (29), às 17h, no Cine Tenda, como parte da 18ª Mostra de Cinema de Tiradentes, contempla bem a realidade de seres humanos que dependem dos restos da civilização em sua vida diária. Profissionais formados em Jornalismo pela UFSJ, André Neves Azevedo e Ruzza Lage dirigem o vídeo, que tem como cenário o lixão de São João del-Rei. O que para muitas pessoas é visto com repulsa e preconceito, aqui é retratado de forma sensível e respeitosa por meio da voz dos catadores presentes na narrativa.
“Tínhamos o anseio de desenvolver um vídeo que fosse capaz de contemplar o homem ordinário em sua vida cotidiana, com o intuito de promover uma reflexão às pessoas”, explica Ruzza Lage. O curta, que levou aproximadamente seis meses para ser produzido, foi escolhido para fazer parte da Mostra Cena Regional, composta por uma sessão de curtas produzidos na região de Tiradentes e cidades vizinhas. A proposta é abrir espaço para filmes que apresentam valores e personalidades locais.
Ruzza Lage demonstra empolgação de ver seu vídeo selecionado para um dos mais consagrados festivais de cinema do País. “É muito gratificante ter um trabalho aprovado para compor um evento de tamanha repercussão. E toda a satisfação vem da imensa possibilidade de pulverização dessa obra que pretende, acima de tudo, operar em função da sensibilização de quem a assiste”, destaca.
Ela ressalta, ainda, a importância da interação entre Universidade e comunidade, da expansão da ação universitária além dos portões da faculdade. “Imagino que simplificar algumas medidas e intensificar outras poderia estabelecer um retorno ainda mais significativo para a sociedade, gerando uma aproximação mais íntima entre esses dois atores essenciais para a produção de conhecimento e transformação de ideais”.
Mostra de cinema
A 18º edição da Mostra de Cinema de Tiradentes este ano homenageia a atriz paraense Dira Paes em reconhecimento aos seus 30 anos de carreira no cinema. O festival acontece até o dia 31 de janeiro de 2015 e tem, em sua programação, exibição de longas, curtas, oficinas, exposições e seminários. Confira a programação completa em www.mostratiradentes.com.br.
|