O Centro Cultural da UFSJ inaugura na próxima quarta, 27, às 20h, a exposição “Santas Ceias, entre Expressões, Formas e Olhares”, dos artistas plásticos Luciana Melo e Luiz Bittencourt.
Como o próprio título apresenta, a exposição traz uma série de trabalhos da dupla de artistas, radicados em São José dos Campos (SP),que fazem releituras em técnicas diversas de um momento crucial para a história do Cristianismo, a Santa Ceia, também conhecida como Última Ceia.
Prestes a ser julgado e condenado à morte na cruz, narram os Evangelhos, Jesus Cristo reuniu seus apóstolos em Jerusalém para um último encontro, quando recomendou que as pessoas amassem o próximo como a elas mesmas, prenunciou a traição de Judas e, ao repartir o pão e o vinho, instituiu a Eucaristia, o mais importante sacramento para os cristãos.
Ao longo dos séculos, a emblemática ceia foi retratada por diversos artistas, anônimos ou não. A mais famosa representação desta passagem da vida de Cristo foi pintada pelo artista italiano Leonardo Da Vinci (1452 - 1519), a partir de uma encomenda do Duque Lodovico Sforza e que se encontra no convento de Santa Maria das Graças, em Milão, na Itália.
Arte sacra
O gosto pela arte sacra foi o que uniu os dois artistas que apresentam seus trabalhos no Centro Cultural. “Sempre gostei de Santas Ceias, de arte sacra, do barroco. Sou mineira de Belo Horizonte e morei em São João del-Rei um tempo e sou apaixonada por esta cidade. Como sabia que o Luiz também aprecia e trabalha com arte sacra decidimos fazer uma exposição juntos em São João”, revela Luciana Melo.
A artista explica que seus trabalhos a serem expostos no Centro Cultural não se restringem à pintura, mas englobam várias outras formas de expressão. “Vou mostrar, por exemplo uma Santa Ceia encaixada, ou seja a cena dentro de um caixote sendo as figuras esculpidas em cerâmica, e um estandarte com tecelagens de Resende Costa”, adianta.
Luciana Melo é graduada em Belas Artes pela Escola Guignard de Belo Horizonte. Participou de diversas exposições individuais e coletivas no Brasil e exterior recebendo diversos prêmios. Possui obras em vários estados brasileiros e em países como Austrália, Canadá e Japão.
Luiz Bhittencurt formou-se em Administração e trabalhou com planejamento de eventos mas a sua realização pessoal veio mesmo com as artes plásticas. Ex-monge beneditino, Bhittencurt gravita sua arte em torno de motivos sagrados. Possui acervo de mais de 420 obras em óleo sobre tela, que estão em diversas partes do Brasil e em cerca de 20 países.
A exposição é uma ótima pedida para turistas e moradores durante o período da Semana Santa. “Santas Ceias, entre Expressões, Formas e Olhares” fica em cartaz até o dia 14 de abril, podendo ser visitada gratuitamente das 8h às 20h. O Centro Cultural da UFSJ fica no Largo do Carmo, 17, centro histórico de São João del-Rei.
|