O curso de Artes Aplicadas recebe o professor e ceramista norte-americano Michael Strand para uma série de atividades que têm o propósito de dar continuidade ao projeto "Misfit cup liberation". No dia 26, ministra aula magna; no dia seguinte, promove workshop; e, finalmente, no dia 3 de março, apresenta o projeto no Centro Cultural.
O "Misfit cup liberation" propõe uma troca ao espectador, que leva ao artista uma caneca que não lhe serve mais, juntamente com seu depoimento acerca daquela caneca. Em troca, o espectador/participante ganha uma caneca de cerâmica artesanal feita por Michael, que por sua vez incorpora essa caneca “deslocada” e indesejada ao seu acervo, que representa um acervo de histórias humanas.
Michael Strand é professor titular e chefe do departamento de Artes Visuais da North Dakota State University (EUA). Ceramista com larga experiência em peças utilitárias, seu trabalho foi se movendo em direção à arte engajada, mantendo porém o foco no objeto cerâmico tradicional, ao investigar o potencial do artesanato como um catalisador para mudanças sociais. Em 2015, Michael foi nomeado “Artista do ano” pela Ceramics Monthly Magazine, uma das maiores publicações internacionais em arte cerâmica.
Confira a programação de atividades com Michael na UFSJ:
26/02, às 19h: Aula Magna no Auditório do Campus Tancredo Neves (CTAN)
27/02, às 16h: Workshop prático no LEC/CTAN
03/03, Às 19h: Apresentação do projeto “Misfit Cup Liberation”, no Centro Cultural da UFSJ, com troca de canecas.
Saiba mais sobre o professor e ceramista: www.michaeljstrand.com
|