O Centro Cultural UFSJ recebe, no dia 17 de março, às 20h, a Orquestra Barroca do Amazonas (OBA), que apresenta o espetáculo A Ópera no Brasil Colonial. A Orquestra é especializada em música lírica luso-brasileira do período colonial e, nesta apresentação, executa repertório inédito do século XVIII. O concerto faz parte do Programa Música XXI, do Departamento de Música da UFSJ, que visa fomentar ações e manifestações musicais diversas da comunidade.
A OBA foi criada em 2009 por professores e alunos de graduação e pós-graduação em Música da Universidade do Estado do Amazonas interessados no imenso patrimônio brasileiro do período colonial, especialmente dos séculos XVIII e começo do XIX. O grupo usa cópias fieis de instrumentos de época e leitura historicamente inspirada das fontes musicais.
Desde sua criação, a Orquestra já esteve em diversas cidades do Brasil (todas as capitais da Amazônia Legal) e do exterior (Lisboa, Turim, Salamanca, dentre outras), em festivais de ópera e música sacra, apresentando-se em igrejas e teatros históricos, e também em modernas salas de concerto. Com Ópera no Brasil Colonial, fará uma turnê por sete cidades brasileiras entre os dias 13 e 22 de março. Uma delas é São João del Rei, na qual se apresenta no Centro Cultural UFSJ, localizado na Praça Dr. Augusto das Chagas Viegas, 17, Largo do Carmo.
|