A equipe Trem Ki Voa Micro conquistou o segundo lugar na Competição Mundial SAE Aerodesign East 2015, que aconteceu entre os dias 13 e 15 de março em Lakeland, no estado da Flórida, nos Estados Unidos. Os representantes da Universidade Federal de São João del-Rei também receberam outros dois troféus, o de Maior Peso Carregado e o de terceira melhor Payload Fraction (eficiência estrutural) de sua classe.
A Trem Ki Voa Micro ficou atrás somente da equipe da Georgia Institute of Technology, dos Estados Unidos, sendo seguida pelas universidades da Polônia, Wroclaw University of Technology e Politechnika Poznanska. O campeonato é um desafio de engenharia aeronáutica que visa a criação de uma aeronave não tripulada, que é controlada via rádio para transporte de carga.
Na página oficial do Facebook, eles comentaram sobre a conquista: “Estamos extasiados. É difícil descrever a sensação deste momento, mas podemos começar pelo incrível sentimento de dever cumprido”.
A equipe da UFSJ garantiu a participação depois de vencer outras 25 na 16ª competição SAE Brasil Aerodesign, que reuniu mais de 1500 alunos de engenharia de todo o país em São José dos Campos no fim do ano passado. Para a disputa do mundial, foi preciso desenvolver um novo projeto, atendendo ao regulamento internacional. Os últimos testes na nova aeronave foram realizados no dia 7 de março, no Campus Tancredo Neves.
|