A Semana Santa de São João del-Rei é uma das mais tradicionais no país, preservando cerimônias de quase três séculos, algumas são ainda mais antigas influenciadas pela religiosidade portuguesa do Século XVII (meados de 1600). A expectativa é que a cidade receba durante a Semana Santa pelo menos 30 mil pessoas.
A Prefeitura Municipal apoia as cerimônias em diversas paróquias de São João del-Rei, dentre elas, Matosinhos, Senhor dos Montes, Centro e zonas rurais. Além disso, auxilia o resgate dos tradicionais tapetes de rua, confeccionados no Largo de São Francisco, Largo do Carmo e Senhor dos Montes. Os tapetes de rua são verdadeiras obras de arte, confeccionados para que as procissões passem pelos locais.
Outro evento contemplado com o apoio do município é a Feira Mineira de Artesanato, que acontece entre os dias 2 e 5 de abril, na Avenida Presidente Tancredo Neves, de 10 às 22h.
Programação da Catedral Basílica do Pilar: http://issuu.com/massjdr/docs/programa_ss_2015
Outras paróquias: http://www.diocesedesaojoaodelrei.com.br/
Fotos de Thiago Morandi: https://www.flickr.com/photos/thiago_morandi/sets/
As principais cerimônias da Semana Santa em São João del-Rei
Domingo de Ramos
O início da Semana Santa é marcado com a Procissão de Ramos, onde os fiéis saem com ramos de palmeiras, relembrando a entrada triunfante de Jesus em Jerusalém.
Ofício de Trevas (quarta-feira santa)
Outro momento importante nas solenidades são-joanense é o Ofício de Trevas, uma tradição secular celebrada toda em latim, que acontece na quarta-feira santa, ela rememora a aproximação de Cristo das trevas e a sua agonia, ou seja, a aproximação de sua morte.
Lava Pés ( quinta-feira santa)
A quinta-feira santa é o momento do Lava-Pés, relembra o ato em que Cristo lavou os pés dos seus discípulos, acontecimento marcante na última Ceia que também foi instituído a eucaristia e o sacerdócio. Nesta mesma noite, no Jardim das Oliveiras, ele foi traído e preso.
Descendimento da Cruz (sexta-feira santa)
O Descendimento da Cruz é um dos momentos cênicos mais ricos e tradicionais, no qual é retratado a descida de Jesus da Cruz, além do Canto da Verônica e o canto dos passinhos na procissão do enterro, todos em latim.
Sábado de Aleluia
Neste dia é celebrada a Vigília Pascal, com a benção do Fogo Novo, a preparação do Círio Pascal e a renovação das promessas batismais. Neste dia a igreja retorna a entoar o Hino do Glória.
Domingo de Páscoa
O Domingo da Ressurreição encerra toda a liturgia, com a procissão do Santíssimo Sacramento. Neste dia é celebrada a vitória de Cristo sobre a morte e a sua ressurreição.
|