Conforme o resultado do LIRAa (Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti) realizado em março de 2015, foram encontrados 147 focos do mosquito. Assim, o município pela classificação pelo Ministério da Saúde, tem alto risco de transmissão de dengue, devido ao elevado índice de infestação Predial de 6.5%,
Até o momento temos 128 casos notificados e 23 confirmados.
Diante desses indicadores, o setor de Epidemiologia e Endemias vem intensificando suas ações com o objetivo de conter o avanço da doença para evitar complicações e possíveis óbitos.
Ações direcionadas ao combate do vetor:
- Bloqueio de transmissão de Dengue com a utilização do fumacê portátil mediante as notificações, visita do agentes as residências com o objetivo de conscientizar o morador sobre medidas de prevenção de combate a Dengue, tratamento focal com a eliminação e remoção de possíveis criadouros, colocação de telas em caixas d’água, recolhimento de pneus. Mutirão de eliminação de possíveis criadouros do mosquito da dengue, além da infestação por animais sinantrópicos (chamadas pragas urbanas).
- Ação COMDIM onde a Secretaria de Saúde foi convidada para trabalhar em parceria com os seguintes setores: CTA, Dengue,Epidemiologia.
- Ação pós LIRA’a nos seguintes bairros: Dom Bosco,Bela Vista, Araçá.Resgates em dois lotes fechados, onde os proprietários não foram localizados, e na visita feita pelos agentes foram encontrados vários recipientes com água e larvas.
- Palestra na Escola municipal Santo Antonio no distrito do Rio das Mortes,Escola Estadual Tomé Portes Del Rei, Escola Municipal Polichinelo, Escola Municipal Cantinho da Alegria, palestra no PSF do Bairro Guarda Mor.
- Imobiliária em ação contra a Dengue, com a equipe constituída pelos setores internos dos setores de endemias e epidemiologia em parceria com diversas imobiliárias da cidade, onde foram resgatados aproximadamente 150 imóveis.
- Foi implantado em seis escolas o CPCD (Comissão Permanente de combate a Dengue), conforme o Decreto Estadual 45.494 de 17 de novembro de 2010, que visa à atuação de órgãos e entidades públicos do Estado de Minas Gerais.
|