O Centro Cultural UFSJ recebe para um bate-papo no próximo sábado, 30, às 20h, Odilon Esteves, ator, professor e diretor de Teatro. A entrada é gratuita. O evento faz parte da programação da Mostra Queer de Arte, que teve sua abertura durante a programação do 1º Encontro de Diversidade Sexual UFSJ, no dia 21 de maio, e vai até o dia 28 de junho.
Odilon é ator, professor e diretor de teatro, licenciado pela UFMG. É membro-fundador da Cia. Luna Lunera, dirigiu diversos espetáculos e também atuou na cinema e na TV, como em “Batismo de sangue”, “O senhor do labirinto”, “Matraga”, “Família”, “Deserto Azul” e “Cada dia uma vida inteira”. Viveu a travesti Cíntia, na minissérie “Queridos Amigos”, e o sertanejo Riobaldo, no docudrama “Sertão: Veredas”.
No bate-papo, o destaque será a obra “Aqueles dois”, que inaugurou a criação compartilhada na Cia. Luna Lunera, em que direção e dramaturgia são assinados pelos seus próprios integrantes. Baseado no conto homônimo do escritor gaúcho Caio Fernando Abreu, narra a rotina de uma repartição de trabalho, revelando o desenvolvimento de laços de cumplicidade entre seus dois novos funcionários Raul e Saul. O espetáculo já passou por 94 cidades brasileiras e também pelo México, somando mais de 350 apresentações. Em 2011 foi apresentado na cidade de São João del-Rei dentro da programação do 24º Inverno Cultural UFSJ. Como reconhecimento, a companhia recebeu o troféu de “Melhor iluminação” pelo Prêmio Shell São Paulo, “Melhor espetáculo” e Melhor direção” no prêmio do Sindicato dos Artistas (Sated) e do Sindicato dos Produtores de Artes Cênicas (Sinparc).
|