A Copa Internacional de Mountain Bike (CIMTB) terminou, mas deixou um legado positivo para a cidade de São João del-Rei. O evento movimentou a economia local e gerou emprego e renda, além de destacar internacionalmente o potencial turístico da cidade.
Para a realização de um evento deste porte, um grande número de pessoas trabalham nos bastidores, bem como deve contar com o apoio de diversos parceiros. A Prefeitura Municipal envolveu todas as secretarias direta e indiretamente para o bom êxito da copa.
A organização da CIMTB nesses três dias de competição gerou mais de 100 empregos temporários entre alunos universitários, seguranças e outros. Outro fator positivo para os empresários são-joanenses foi o aquecimento da economia local. Segundo a organização do evento, cerca de R$ 2 milhões foram injetados. Os principais ramos beneficiados foram o de hospedarias e de alimentação. Postos de gasolina também tiveram um aumento considerável.
A solidariedade também estava presente. Através das 900 inscrições (aproximadamente) foram recolhidos cerca de 1.500 quilos de alimentos que a Secretaria de Assistência Social vai distribuir a entidades da cidade.
A copa envolveu cerca de 5 mil crianças e adolescentes da rede municipal de ensino na conscientização do respeito ao meio ambiente e dos benefícios da bicicleta como meio transporte. O concurso de redação e desenhos alunos contou com a participação dos alunos e o ganhador de cada categoria levou para casa uma bicicleta doada pelo evento, assim como seus respectivos professores.
Em 2016, o evento já tem data marcada. A competição que será a última da modalidade antes dos jogos olímpicos no Rio de Janeiro, vai valer pontos para garantir a vaga no maior evento esportivo mundial. A cidade receberá centenas de ciclistas entre os dias 13 e 15 de maio. A organização espera um crescimento considerável do evento no próximo ano.
|