A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de São João del-Rei recebeu na quarta-feira, (17), a visita da consultora da Coordenação Geral de Urgência e Emergência do Ministério da Saúde (CGUR/ MS), Carinna Alves Ferreira. A consultora realizou uma vistoria técnica na unidade com o objetivo de conceder a qualificação estabelecida pela Portaria nº 1.172 de 05 de junho de 2012.
Durante a inspeção, a representante do ministério verificou a resolutividade da unidade, a utilização de protocolos médicos, padronização visual e toda a documentação comprobatória referente aos treinamentos e capacitações de funcionários. A média de atendimentos e pesquisa de satisfação do usuário também são critérios analisados.
A intenção é avaliar a unidade em todos os aspectos, como a qualidade do atendimento, a satisfação do paciente e a conservação da estrutura física. “Após a emissão do parecer técnico, há um prazo de aproximadamente dois meses para a publicação da portaria que libera o novo recurso”, explica Carinna Ferreira.
A qualificação oferece um acréscimo no recurso oferecido pelo governo federal para o custeio da unidade, objetivando melhorar o atendimento e sua manutenção. A UPA de São João del-Rei é de porte II e registra uma média de 4.250 atendimentos por mês, levando assistência a mais de 17 municípios da região Campo das Vertentes.
As Unidades de Pronto Atendimento 24 horas são estruturas de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde e as portas de urgência hospitalares, em que, em conjunto, compõem uma rede organizada de Atenção às Urgências. O Brasil tem 792 UPAS habilitadas e 250 em funcionamento, 100 delas estão sendo avaliadas para obter a qualificação.
Segundo o supervisor da UPA, Fábio Correia Pompeu, o que era necessário para a qualificação foi feito. “Os recursos são importantíssimos para o funcionamento da unidade, pois poderemos investir mais na assistência e na qualificação de nossos profissionais, o que refletirá imediatamente na qualidade do atendimento prestado aos usuários”, completa.
|