Programa de Incentivo à Inovação da UFSJ: tire suas dúvidas e se inscreva
Está aberto o período de levantamento de demandas para lançamento do edital da primeira edição do Programa de Incentivo à Inovação da Universidade Federal de São João del-Rei (PII-UFSJ). O objetivo da chamada é avaliar o potencial e perfil de pesquisa da instituição por meio da identificação de projetos de pesquisa de base tecnológica. Interessados devem se inscrever no processo preliminar até o dia 12 de abril, por meio do site do NIT-UFSJ. A hora, portanto, é de entender o Programa, saber quem pode participar, quais os objetivos e como será o processo seletivo.
Podem participar do PII projetos capazes de gerar produtos, processos ou serviços e que sejam passíveis de propiciar transferência de tecnologia para empresas e outras instituições ou que possibilitem a criação de empresas de base tecnológica que tenham um impacto econômico, cultural, social ou ambiental.
O objetivo é fomentar a cultura de inovação, convertendo o conhecimento em desenvolvimento, ampliando a rede de relacionamento da Universidade com a sociedade e o mercado, além de investigar e qualificar tecnologias inovadoras geradas nos laboratórios da UFSJ. Com isso, o Programa estimula a criação de novas microempresas de tecnologia, a atração de investidores e a elaboração de um banco de oportunidades tecnológicas.
Além disso, o PII visa estimular os pesquisadores para que desenvolvam tecnologias com potencial de aplicação no mercado, a fim de oportunizar transferências de tecnologias ou de gerar empresas (spin-off). Espera-se que as tecnologias desenvolvidas e subsidiadas pelo projeto resultem em benefícios para a sociedade e em novos conhecimentos para a comunidade acadêmica.
As tecnologias transferidas, na medida em que são absorvidas pelo mercado, resultam em benefícios à sociedade e à ciência. Elas contribuem para a geração e difusão do conhecimento científico e tecnológico, o avanço tecnológico, o retorno em forma de royalties para as instituições participantes e para os pesquisadores, além de desenvolvimento socioeconômico da região.
A primeira edição do Programa de Incentivo à Inovação (PII) é uma parceria entre a Universidade, a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais (Sectes) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae–MG).
Nessa primeira fase, de diagnóstico, os projetos inscritos serão analisados juntamente com outras informações institucionais, para verificar a viabilidade do desenvolvimento do Programa na UFSJ. Em um segundo momento, será iniciado processo seletivo lançado a partir de um edital para a seleção de 20 projetos que serão objeto de estudos de viabilidade tecnológica e econômica. Desses projetos, dez receberão apoio econômico, financeiro e de gestão, visando à colocação de produtos no mercado e/ou criação de spin-off.
Os grupos de pesquisa ou pesquisadores terão até o dia 12 de abril para preencher o formulário de inscrição preliminar, disponível no site do NIT-UFSJ, e enviar para o e-mail pii@ufsj.edu.br.
|