O vai e vem intenso das pessoas nas lojas, um reflexo natural do período do Natal, atrai a atenção de criminosos. Por isso, medidas simples de prevenção, recomendadas pela Polícia Militar de Minas Gerais, devem ser adotadas tanto pelos clientes quanto pelos lojistas, no intuito de evitar a ação criminosa.
Primeiramente a ação começa a partir da desatenção das pessoas, o infrator está sempre de olho na pessoa distraída. A recomendação é evitar mexer no celular no meio da rua por exemplo.
Outra dica é evitar carregar grande quantidade de dinheiro, dê preferência para o cartão de crédito ou débito. Outro ponto de alerta é o interior do veículo que está estacionado na rua, já que ainda é comum as pessoas deixarem sacolas, bolsas e outros pertences que podem ser chamativos aos bandidos, à vista nos bancos do carro. Vale lembrar que, onde há esta opção, o uso do estacionamento pago pode ser mais uma opção para reforçar a segurança, mas os mesmos cuidados devem ser adotados.
Lojistas
O aumento no número de pessoas nas lojas requer igualmente atenção dos lojistas. Criminosos agem quando se menos espera.
Medidas de prevenção podem ser pensadas ainda na configuração da loja, na organização das gôndolas e dos caixas. O monitoramento por câmeras de circuito interno, alarmes sonoros e gradeamento das vitrines são medidas sempre bem-vindas. O ambiente monitorado por funcionários da loja também pode inibir a prática de crimes.
Em caso suspeito, é recomendado que a PM seja acionada imediatamente para efetuar a abordagem.
Cuidados com as crianças
Durantes as compras, é preciso cuidado também com as crianças, que devem ser mantidas por perto. É interessante o responsável colocar na criança algum tipo de acessório com identificação. No caso de alguém encontrar uma criança perdida, a pessoa deve levá-la até um Policial Militar.
Informações Prados Online
|