Condutores que trafegarem por ruas e avenidas de São João del-Rei devem ficar atentos: a partir desta segunda-feira, 15, o Estacionamento Rotativo começa a funcionar em algumas vias da área central na cidade.
De acordo com o coordenador do Departamento Municipal de Trânsito (DMT), Laurivaldo Alves, a empresa Central Serviços Ltd que venceu a licitação, será responsável pela atividade até 2021, repassando 31,5% das arrecadações aos cofres públicos.
Funcionamento
Parte da área central são-joanense já recebeu placas e pinturas com a faixa azul, demarcando onde o estacionamento rotativo vai funcionar. Esses espaços incluem as Avenidas Presidente Tancredo Neves e Tiradentes, além das ruas Antônio Rocha e Marechal Deodoro. Alguns locais, no entanto, devem passar por adequações nos próximos dias. Uma delas envolve a delimitação ou não das vias urbanas em Setor 1 e Setor 2, de acordo com o fluxo de veículos. Algo que seria definido, segundo Alves, ainda nesta semana.
Outra questão destacada por ele é a interação entre os agentes da empresa que vão realizar o serviço e os condutores locais. A ideia é que ambos recebam informações necessárias sobre o sistema de cobrança, válido de segunda à sexta entre 8h e 18h; e aos sábados de 8h às 13h. Além disso, também há previsão de que sejam orientados sobre outras pautas de conscientização, evitando impasses e multas junto à Guarda Municipal.
A previsão é de que o valor cobrado para estacionamento nas áreas delimitadas seja de R$2 para carros e R$1 para motocicletas e motonetas nos chamados períodos mínimos.
Para estacionar na área de rotativo, o condutor deverá adquirir tickets em locais com venda autorizada, onde seus dados serão registrados e enviados automaticamente para o sistema da Central. Agentes da empresa vão circular pelas ruas para checar, pela placa do carro ou moto, o aval ou não para que o veículo permaneça ali. Em caso negativo, vão imprimir uma notificação sobre procedimentos para se adequar e evitar punições.
|