Vinte imagens do artista Luciano Pinto, em tons de cinza, tamanho 80x60 cm, compõem o ensaio fotográfico Sombras Noturnas, aberto para visitação, no Centro Cultural da UFSJ, a partir do dia 17 de maio. No dia 16, às 20h, acontece a cerimônia de abertura. Mas, afinal, o que há nas sombras?
Há mistérios. Fantasmas. Vergonha. Timidez. Segredos. Com a observação da transitoriedade das sombras no decorrer do dia e sua variação ao longo do ano, os homens puderam marcar o tempo e calcular as épocas dos plantios e colheitas. Às vezes, precisamos voltar às sombras da caverna, à escuridão das trevas, para enxergarmos efetivamente a luz.
A exposição “Sombras Noturnas, ensaio fotográfico” é originária do fascínio do fotógrafo-artista pela espacialidade e desmaterialização das sombras com seus contrastes e gradações. É influenciada, também, pelos fotogramas do artista húngaro de vanguarda László Moholy-Nagy (1895-1946) e as fotografias do cotidiano de Thomaz Jorge Farkas (1930-2011). O ensaio foi feito como trabalho de conclusão do curso de especialização em Artes Visuais do Senac. Luciano explica que, para concretizá-lo, “foi um trabalhão. Fui para rua, pesquisei, comprei equipamentos, fotografei”, lembra. A exposição, agora, premia o esforço do artista.
A UFSJ parecia, mesmo, o lugar perfeito para Luciano expor seu trabalho. “Estou ligado à instituição desde 1986, poucos meses antes do surgimento da Funrei”, diz. “É minha primeira exposição de maior alcance, que pode abrir portas. O Centro Cultural é um importante espaço para os artistas de São João del-Rei e região apresentarem seus trabalhos.”
O artista busca, neste trabalho, despertar novas experiências sensoriais no observador, dando a ele a oportunidade de olhares inusitados sobre os detalhes arquitetônicos das cidades de São João del-Rei e Tiradentes pela sensibilização do olhar, colaborando, assim, com a preservação do seu patrimônio histórico-cultural.
Mais informações sobre o Centro Cultural da UFSJ: http://www.ufsj.edu.br/centrocultural/
|